Atingidos por Itaparica ocupam sede da Codevasf

Cerca de 700 trabalhadores e trabalhadoras atingidos (as) pela hidrelétrica de Itaparica ocupam desde a manhã de ontem (5) a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco […]

Cerca de 700 trabalhadores e trabalhadoras atingidos (as) pela hidrelétrica de Itaparica ocupam desde a manhã de ontem (5) a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE). Eles reivindicam que a empresa cumpra a parte dela no acordo feito em 1986 com a Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf).

No acordo consta o que todas famílias atingidas deveriam receber terra agricultável para trabalhar, moradia, terra para criatório, assistência técnica, garantia de 2,5 salários mínimos até o inicio da produção, indenizações justas e participação dos atingidos nas decisões dos reassentamentos. “Isso não vem acontecendo na prática”, afirma um reassentado.

Segundo seu Evilásio João de Souza, reassentado no projeto Fulgêncio, existe um convênio no qual a Chesf passa toda responsabilidade de implantação e manutenção do sistema de abastecimento das residências e de irrigação do projeto Fulgêncio para a Codevasf. Mas o convênio está prestes a vencer e a Chesf quer passar essa mesma responsabilidade para uma empresa privada.

“Se isso acontecer, serão instalados hidrômetros nas residências e todo custo de manutenção tanto das residências, quanto das áreas irrigadas deverão ser custeadas pelas famílias reassentadas, e nós não temos condições”, ressalta seu Evilásio.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro