MAB participa da COP 29 e defende povo no centro do debate climático
A Conferência acontece em Baku, no Azerbaijão, e segue até o dia 22 de novembro
Publicado 19/11/2024 - Atualizado 19/11/2024
Desde o último dia 11 de novembro, o Movimento dos Atingidos (MAB) está em Baku, Azerbaijão, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Conhecida como Conferência das Partes (COP 29), a reunião anual de signatários da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), que tem como objetivo debater medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. “A resposta somos nós – povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pequenos agricultores, agroextrativistas”, afirmou a coordenadora do MAB, Cleidiane Vieira, durante um discurso, em uma agenda dos movimentos sociais com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, durante a manhã desta quarta-feira (13).
Durante seu discurso, Cleidiane destacou que no ano de 2025, a COP será realizada em Belém (PA), e o quanto isto é representativo diante dos desafios enfrentados pela região, que está no centro do debate da exploração e enfrenta desafios como a seca e as queimadas. “Pela primeira vez, uma COP acontecerá na Pan-Amazônia e na América do Sul, uma das regiões mais biodiversas do mundo, e os olhos de todos estarão voltados para lá. Então, que o mundo também escute o que os rios têm a dizer. Como amazônida, devo pontuar que somos os povos que mais sofrem com a crise climática. Hoje, a Amazônia vive uma seca histórica, afetando nossa alimentação, transporte e qualidade de vida. Quando os rios secam, o povo perde seu modo de subsistência, suas ruas para se locomoverem, perdem o que comer, sua cultura e sua história”, alertou Cleidiane.
Além da presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, também estiveram nesse encontro as ministras Sonia Guajajara, Marina Silva, o ministro Paulo Teixeira e o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho. Além de movimentos e organizações da sociedade civil brasileira que também estão participando da COP.
A 29ª Conferência acontece entre os dias 11 a 22 de novembro e reúne milhares de pessoas de todo o mundo: organizações, movimentos sociais, ativistas climáticos e representações dos países para discutir e acordar estratégias para combater as mudanças climáticas. O foco principal do debate desta edição está na ampliação dos compromissos climáticos e no financiamento climático global. Temas como a Meta de Financiamento Climático (NCQG), o mercado de carbono global (Artigo 6) e o aumento da Ambição em Mitigação, em antecipação à atualização das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) em 2025.
A participação do MAB tem como foco a pressão para que os países assumam compromissos para limitar o aquecimento global a 1,5°C, dar visibilidade às lutas das populações atingidas no Brasil e no mundo, discutir a transição energética justa e popular, ampliar a articulação para a construção do “IV Encontro Internacional de Atingidos por Barragens e Crise Climática”, que acontecerá em 2025 no Brasil e construir a Cúpula dos Povos rumo à COP 30, espaço de resistência e unidade na diversidade da luta por justiça climática, socioambiental e em defesa da democracia.