Até 1500 famílias de agricultores atingidos pelas intensas chuvas do Rio Grande do Sul devem ser beneficiadas por campanha de solidariedade promovida por coletivo de movimentos sociais
Publicado 20/09/2023 - Actualizado 20/09/2023
No início desta semana, diferentes movimentos populares deram início à campanha “Sementes de Solidariedade” no Vale do Taquari, região imensamente atingida pelas cheias no Rio Grande do Sul, no início de setembro.
Os militantes do MAB, juntamente a integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, da Comissão Pastoral da Terra – CPT, da Cáritas Regional, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, do Instituto Cultural Padre Josimo e de outras organizações estão visitando agricultores familiares atingidos, levantando dados e levando apoio emergencial para recomposição dos plantios.
A expectativa é de que, na primeira semana de outubro, sejam entregues kits com sementes de milho, feijão, ramas de mandioca, insumos agroecológicos e mudas de árvores frutíferas e nativas para até 1.500 famílias de pequenos agricultores atingidos.

Além de compor as equipes da campanha “Sementes de Solidariedade”, o MAB também está construindo a Cozinha Solidária de Arroio do Meio, que já levou alimentos para muitas pessoas no município e hoje serviu também aos integrantes da Campanha que percorrem as comunidades locais.
“Seguiremos na região, contribuindo com militantes de diversas partes do país, com o objetivo de auxiliar no processo de organização e luta por direitos para as famílias atingidas pelas chuvas intensas”, disse Mariana Zabot, que integra a Brigada.
Como apoiar
A campanha de arrecadação de recursos para a ação segue ativa, através da conta da Cáritas (PIX/CNPJ: 33654419001007).
