MAB se reune com justiça e prefeitura na luta por creche em Congonhas/MG

    O Movimento dos Atingidos por Barragens reuniu-se ontem (19) com o prefeito de Congonhas/MG, José de Freitas Cordeiro (Zelinho), na busca de solução urgente para a questão da […]

 

 

O Movimento dos Atingidos por Barragens reuniu-se ontem (19) com o prefeito de Congonhas/MG, José de Freitas Cordeiro (Zelinho), na busca de solução urgente para a questão da Creche Dom Luciano, que atendia 130 crianças no bairro Residencial e está fechada desde o início de 2019 pela insegurança gerada pelo complexo de barragem Casa de Pedra (CSN).

Questionado pelos atingidos, Zelinho disse que “depende da juíza”, referindo-se a processo judicial com bloqueio de 3 milhões mineradora por parte do TJMG, no dia 31 de outubro do ano passado. A Prefeitura defende junto à Dr. Flávia, 1ª instância, uso desse recurso para construção da Creche Dom Luciano e Escola Municipal Conceição Lima Guimarães em local seguro, no bairro Lucas Monteiro. Em conformidade com o Promotor de Justiça, Vinícius Alcântara Galvão, o MAB argumentou que esse recurso deve ser usado em favor das famílias prejudicadas com o fechamento da Creche.

Atingida pela barragem e moradora do Residencial, Maria da Conceição, mostrou que a creche Dom Luciano cumpria uma função social de extrema relevância num bairro de periferia. Segundo ela, “as crianças tinham alimento e alguns cuidados básicos garantidos. As mães podiam trabalhar fora para complementação de renda. Agora existe avó que necessita de cuidados e está cuidando do neto”, afirmou. Diante da grave situação, Zelinho sugeriu possibilidade de uma ajuda emergencial mensal para cada família até que a questão seja resolvida em definitivo.

Por fim, ficou encaminhada uma reunião conjunta – com presença dos atingidos organizados no MAB, Prefeitura e Justiça para busca de uma solução emergencial com a maior brevidade possível.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro