Em audiência com governador, Política estadual para atingidos por barragens avança no Ceará

MAB apresentou a PEAB e demais reivindicações ao governador Camilo Santana que se mostrou favorável ao andamento da proposta   “Sou simpático a uma lei estadual para atingidos por barragens”, […]

MAB apresentou a PEAB e demais reivindicações ao governador Camilo Santana que se mostrou favorável ao andamento da proposta

 

“Sou simpático a uma lei estadual para atingidos por barragens”, esse foi o posicionamento do Governador Camilo Santana (PT/CE) sobre a Política Estadualde Direitos dos Atingidos por Barragens e Transposições de Águas (PEAB). Camilo autorizou o andamento da proposta junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).

Nessa quinta-feira (29), em audiência no Palácio da Abolição, o governador recebeu o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) com o objetivo de discutir a pauta de reivindicações dos atingidos do estado.

Entre as reivindicações apresentadas, estão ações no âmbito de políticas e programas socioeconômicos de abrangência estadual e ações de desenvolvimento regional nas bacias hidrográficas do Ceará.

Para José Josivaldo, da coordenação nacional do MAB, “a reunião foi positiva e de grande importância nesse momento histórico, já que o governador aprovou a proposta de política para os atingidos, avançando também para o tema da segurança para a população ameaçada por rompimento de barragens no Ceará”.

O governo também se comprometeu em atender reivindicações históricas das populações atingidas no Ceará, como projetos de abastecimento de água, reassentamentos de famílias atingidas pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), assim como o apoio a capacitação de jovens e mulheres, fomentando a geração de renda.

Para Josivaldo “é importante destacar que mesmo num período de crise econômica e desemprego nacional e internacional, é possível atender as demandas de quem mais precisa quando o governo assume a responsabilidade com seriedade como o Camilo vem fazendo”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro