Em Timon, MAB participa da 17ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão
Dentre os produtos trazidos pelos agricultores (as), temos o azeite de coco babaçu, farinha de fubá, fava, o feijão, corante, mel de abelha e farinha branca Na manhã desta quinta-feira […]
Publicado 26/07/2018
Dentre os produtos trazidos pelos agricultores (as), temos o azeite de coco babaçu, farinha de fubá, fava, o feijão, corante, mel de abelha e farinha branca
Na manhã desta quinta-feira (26/07), na cidade de Timon, deu-se início a 17ª edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão. Um dos objetivos da Feira é desenvolver e apoiar a agricultura familiar no estado do Maranhão.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), por possuir uma longa trajetória de luta camponesa, tem se colocado como um dos construtores da Feira no estado. Várias famílias de assentamentos e comunidades quilombolas organizados no MAB, vieram participar da Feira trazendo os seus produtos para a venda. As localidades pertencem aos munícipios de Parnarama e Matões que atualmente são regiões ameaçadas por projetos de barragens.
Dentre os produtos trazidos pelos agricultores (as), temos o azeite de coco babaçu, farinha de fubá, fava, o feijão, corante, mel de abelha e farinha branca.
Os atingidos (as) irão permanecer durante todos os dias da Feira, divulgando os seus produtos na barraca. Além de vender os produtos, os camponeses estão conversando com os visitantes sobre a conjuntura do país e distribuindo o jornal do Movimento e o panfleto da Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia, que fala um pouco sobre as privatizações e o porquê do aumento nos preços gás, gasolina e luz elétrica.
Governo estadual do MA também esteve presente
A 17ª Agritec, que acontece nos dias 26 e 27 de julho, é uma iniciativa do Sistema da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF, Agerp, Iterma) e do sistema Faema/Senar, em parceria com os movimentos sociais, sindicatos e demais organizações da sociedade civil. A feira pretende oferecer aos participantes diversos produtos da agricultura familiar que são desenvolvidos na região do Território dos Cocais, além de capacitações, palestras e oficinas sobre como melhorar a produção agrícola e pecuária no campo.