Documentário das Arpilleras será lançado em Rondônia

No próximo dia 17, sexta-feira, ás 19h no audicine do SESC esplanada na capital Porto Velho será lançado o Filme “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência” que conta a história de […]

No próximo dia 17, sexta-feira, ás 19h no audicine do SESC esplanada na capital Porto Velho será lançado o Filme “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência” que conta a história de dez mulheres atingidas por barragens das cinco regiões do Brasil que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar, costuraram seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas cotidianas durante a construção de hidrelétricas.

O fio condutor do documentário fica por conta do bordado. Ao longo do filme, as personagens bordam uma “arpillera” com o contorno do mapa do Brasil, que as une de Norte á Sul do país, criando um mosaico multifacetado de histórias de luta e resistência que se completam. São mulheres que perderam suas casas e memórias alagadas pelos lagos das barragens, mas não desistiram de lutar e se organizar.

Em Rondônia ao todo foram construídas 17 arpilleras de todas as regiões atingidas por Jirau, Santo Antônio e Samuel, como a arpillera de Nicinha, construída pelas mulheres atingidas por Jirau como um pedido de Justiça ao assassinato de Nicinha. Parte desses bordados estarão em exposição durante a exibição do Filme, que ainda contará com a presença das mulheres atingidas dessas regiões.

No dia 18 a partir das 14h acontecerá a oficina das Arpilleras, no Museu da Memória Rondoniense.

 

Confirme presença: http://bit.ly/2iEtW41

 

Serviço

Lançamento do Filme Arpilleras

Dia 17 ás 19h no Audicine do Sesc

Oficina Arpilleras

Dia 18 ás 14h no Museu da Memória Rondoniense

Contato: Bruna 69 9940-4196 e Manuela 69 9964-9690

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro