Atingidos ocupam linha de trem da Vale, em Governador Valadares

Atingidos pela Samarco em Governador Valadares (MG) trancam linha de trem da Vale na manhã desta quarta-feira (08), no entroncamento da rua Moacir Paleta com rua Vinte e Cinco(Ilda Damasceno), […]

Atingidos pela Samarco em Governador Valadares (MG) trancam linha de trem da Vale na manhã desta quarta-feira (08), no entroncamento da rua Moacir Paleta com rua Vinte e Cinco(Ilda Damasceno), no bairro Cardo.

Após dois anos do rompimento da barragem de Fundão, que pertence às mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton, o ato chamado de “Revolução dos Peixes: se os homens não falam, os peixes falarão” faz a denúncia do maior crime socioambiental do mundo, que matou 19 pessoas, destruiu distritos, despejou rejeito de minério no rio Doce e matou 14 toneladas de peixes.

Cerca de 200 manifestantes utilizam máscaras de peixe para provocar a sociedade sobre ineficácia da atuação humana para punir os responsáveis pelo rompimento da barragem e recuperação do rio. “O tema do ato é simbólico e de denúncia, pois queremos fazer uma reflexão sobre a lentidão da atuação das empresas em querer pagar sua dívida contra a população atingida. Se os homens não fazem, os peixes e o rio farão uma revanche”, explica Ananda, da organização Regenera Rio Doce.

Atingidos organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também participam do ato para denunciar a atuação das mineradoras, que continuam impunes com o apoio da (in) Justiça brasileira e a lentidão no processo de reassentamento das famílias que perderam casas. “Esses são nossos pontos de denúncias contra a Vale, Samarco e BHP Billiton. O primeiro ponto é a (in) Justiça, segundo a lentidão e terceiro a ausência da participação dos atingidos. Além de denunciar a atuação da Fundação Renova”, comenta Camila Britto, da coordenação do MAB na região.

Participam do ato, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento Regenera Rio Doce.

Contatos

Rafaela 33 991308937
Ananda – 11 97121-2909

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro