Em MG, Lula recebe carta de Geraizeiros organizados no MAB

A cidade de Salinas foi a primeira do Norte de Minas Gerais que a Caravana Lula pelo Brasil passou na tarde desta quinta-feira (26) e mobilizou todas as cidades e […]

A cidade de Salinas foi a primeira do Norte de Minas Gerais que a Caravana Lula pelo Brasil passou na tarde desta quinta-feira (26) e mobilizou todas as cidades e comunidades rurais da região. Antes da ida a Montes Claros, Lula colocou na rota o território geraizeiro. “Estamos fazendo quase uma revisita ao Brasil e ver como estão às regiões”, disse o ex-presidente.

O território tradicional geraizeiro é marcado por resistência e luta em defesa do cerrado e pela libertação dos seus povos. Durante a visita de Lula, os geraizeiros das cidades de Josenópolis, Grão Mogol e Padre Carvalho, organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entregou uma carta pedindo apoio ao ex-presidente para junto ao Governador Fernando Pimentel garantir a agilidade na publicação do decreto que regulamenta a lei estadual 21147/2014 que institui a política estadual para o desenvolvimento de povos e comunidades tradicionais e movimentos sociais.

O decreto foi aprovado na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA) e atualmente está na Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais para publicação.

Confira trecho da carta entregue ao ex-presidente:

“Com você, através do Instituto Lula, possa se somar na construção deste decreto, para assim se efetivar o sonho do povo geraizeiro ao seu território ancestral. Cultura tradicional, assim como, acesso a terra, a água, a produção de alimentos, cooperativas e tudo o que o cerrado nos oferece.

[…]Gostaríamos que esta caravana seja um símbolo de um Projeto Popular para o Brasil, onde todo o povo brasileiro possa viver com dignidade e soberania.”

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro