Caravana Lula pelo Brasil faz denúncia do crime da Samarco

Ex-presidente participará de ato na cidade de Governador Valadares em defesa dos atingidos da bacia do rio Doce Nesta terça-feira (24), a Caravana Lula pelo Brasil passa por Minas Gerais […]

Ex-presidente participará de ato na cidade de Governador Valadares em defesa dos atingidos da bacia do rio Doce


Nesta terça-feira (24), a Caravana Lula pelo Brasil passa por Minas Gerais para denunciar os dois anos do crime da Samarco (Vale/BHP) na cidade de Governador Valadares. O ato será nas margens do rio Doce, impactado pelos 55 milhões m³ de lama despejados da barragem de Fundão, que se rompeu no dia 5 de novembro de 2015.

No ato, centenas de atingidos, organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) farão a denúncia da impunidade das mineradoras responsáveis pelo maior crime socioambiental da mineração. Samarco, Vale e BHP Billiton têm o aparato da Justiça brasileira. Prova disso foi a suspensão do processo criminal do juiz federal, Jacques de Queiroz.

Durante o 8° Encontro Nacional do MAB, no início de outubro deste ano, no Rio de Janeiro, o ex-Presidente Lula falou com o MAB sobre o crime e ressaltou sua passagem por Governador Valadares durante a caravana. “O crime em Mariana não pode se repetir e vou passar pelo Vale do Rio Doce para fazer um protesto e exigir que seja apressado o julgamento e que a Vale possa ressarcir pequenos agricultores, produtores rurais e pescadores, que possam readquirir suas condições de vida pela indenização que a Vale tem que pagar. Vamos mobilizar a sociedade para recuperar a dignidade que foi perdida”, disse Lula.

A Caravana Lula pelo Brasil percorre 14 cidades e seis regiões em Minas Gerais. O MAB estará presente durante o percurso, apoiando a Caravana em defesa da soberania popular e denunciando o governo ilegítimo de Michel Temer, que pauta o desmonte dos direitos dos trabalhadores e a entrega de setores estratégicos do país.

Serviço: Ato na Bacia do Rio Doce

Contato: Pablo Dias (35) 998185889 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro