Pressão dos atingidos faz Política de Direitos avançar na ALMG

Projeto que cria a PEABE foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A proposta só foi votada porque as famílias ocuparam a sala de votação […]

Projeto que cria a PEABE foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A proposta só foi votada porque as famílias ocuparam a sala de votação e os corredores do prédio. 

A mobilização dos atingidos e atingidas organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de Minas Gerais conquistou na tarde desta quarta-feira (16) a aprovação do Projeto de Lei n° 3312/2016 – Política Estadual dos Atingidos por Barragens e outros Empreendimentos, conhecida como PEABE, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Há mais de um ano na CCJ, o Projeto de Lei (PL) de autoria do governador Fernando Pimentel (PT) estava sendo barrada pelos deputados que compõe a bancada empresarial.

Com a votação marcada para as 10:30h, as famílias que estão acampadas desde segunda-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), decidiram entrar no prédio e pressionar os deputados para colocarem o projeto em pauta. Surpreendidos pela mobilização, eles incluíram o assunto na pauta de hoje, mas como havia uma discussão sobre alguns pontos da proposta, foi decidido adiar para início da tarde. Novamente ocupada na hora da votação, a Comissão aprovou com poucas mudanças o Projeto de Lei.

Para Aline Ruas, da coordenação nacional do MAB, o resultado do trabalho de hoje mostrou, mais uma vez, que somente com a mobilização popular é possível fazer o legislativo funcionar a favor dos trabalhadores e trabalhadoras. “Esta foi uma vitória importante que nos impõe a responsabilidade de acompanhar a avaliação do projeto nas outras comissões bem como a votação no plenário. Os empresários têm utilizado seus deputados para atrasar esta conquista, mas vamos continuar mobilizados e denunciando todas as manobras”, comenta Aline.

Após esta aprovação, a PEABE segue para as Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho, Previdência e Ação Social para depois ser votada no plenário da ALMG.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro