MAB participa do Fórum Social Pan Amazônico

O VIII Fórum Social Pan Amazônico (FSPA) aconteceu na cidade de Tarapoto, no Peru, entre os 28 de abril e 1 de maio com os temas: Territorialidad e Pueblos Amazónicos – Andinos; […]

O VIII Fórum Social Pan Amazônico (FSPA) aconteceu na cidade de Tarapoto, no Peru, entre os 28 de abril e 1 de maio com os temas: Territorialidad e Pueblos Amazónicos – Andinos; Cuidado de losbienes de la Naturaleza e Propuestas alternativas y procesos de resistencia al modelo de desarrollo capitalista.

O Fórum Social Pan Amazônico foi criado com o objetivo de articular os movimentos sociais, comunidades tradicionais e povos dos nove países da Bacia Amazônica (Brasil, Equador, Venezuela, Bolívia, República Cooperativa da Guiana, Suriname, Colômbia, Peru e Guiana Francesa).

O Fórum também tem como objetivo aproximar culturas, quebrar o isolamento das lutas de resistência, fortalecer o combate anti-imperialista, desenvolver a autonomia dos povos, promover a justiça social e ambiental, se opor aos modelos de desenvolvimento predatórios e nocivos aos povos que vivem na Pan-Amazônia, além de discutir alternativas para a construção e promoção da justiça e igualdade social.

O MAB participou com dois integrantes da coordenação nacional e foi uma das organizações que articulou um ato, durante o evento, intitulado “Fora Temer”, contra o atual presidente golpista.  

Até hoje já foram realizados sete edições do Fórum Social Pan Amazônico: Belém/Brasil (2002 e 2003); Ciudad Guayana/Venezuela (2004); Manaus/Brasil (2005); Santarém/Brasil (2010); Cobija/Bolívia (2012); Macapá/Amapá (2014).

Segue a carta final:

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro