Atingidos são homenageados com medalha “Quem Luta Educa”, em Ouro Preto (MG)

O feriado de 21 de abril é a data que homenageia o inconfidente mineiro Joaquim José da Silva Xavier, conhecido popularmente Tiradentes. Foi um dos bravos brasileiros que lutou pelo […]

O feriado de 21 de abril é a data que homenageia o inconfidente mineiro Joaquim José da Silva Xavier, conhecido popularmente Tiradentes.

Foi um dos bravos brasileiros que lutou pelo desejo de independência do Brasil das explorações e domínio dos portugueses. Em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek foi criada a entrega da Medalha da Inconfidência. A mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira.


Todos os anos a solenidade do governo acontece em Ouro Preto, na praça Tiradentes. Neste ano não é diferente, a medalha será entregue na cidade histórica. No entanto, um ato paralelo acontece na Praça da Rodoviária. É a entrega da Medalha Quem Luta Educa. É a medalha concedida a classe trabalhadora que, como os Inconfidentes, luta diariamente pelo desejo de uma sociedade sem exploração e com soberania popular. Como os princípios da Inconfidência Mineira, os trabalhadores combatem a exploração internacional da mão de obra do trabalhador e a exploração das riquezas naturais. 

Além de representantes da classe trabalhadora, dois atingidos pela Barragem de Fundão de Mariana e do Espírito Santo, organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) são convidados a receber a mais alta comenda da Classe Trabalhadora: a Medalha Quem Luta Educa. Os atingidos estão há mais de um ano sofrendo com o descaso das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton, que cometeram o maio crime socioambiental do mundo. 

“É uma honra os atingidos por barragens em Minas Gerais receberem a medalha Quem Luta Educa. Vemos que como Tiradentes lutou pela libertação de um povo, os atingidos lutam pela mesmo objetivo: soberania popular. Um povo livre de toda exploração”, afirma a coordenação estadual do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro