Em MG, missa no Acampamento Alvimar Riberio anima Vale das Cancelas

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (22) uma missa no Acampamento Alvimar Ribeiro, no Vale das Cancelas, norte de Minas Gerais. O Bispo da Arquidiocese de Montes Claros, Dom José Alberto […]

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (22) uma missa no Acampamento Alvimar Ribeiro, no Vale das Cancelas, norte de Minas Gerais. O Bispo da Arquidiocese de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, presidiu a cerimônia.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, a missa foi realizada com a intenção de celebrar a preservação do bem primordial para vida humana. “Este dia é o marco para mostrar à sociedade a importância da preservação desse recurso e reafirmar o dever de zelar por ele.”, afirmou o Bispo Dom José Alberto Moura.

Anteriormente, houve uma grande caminhada pela comunidade convidando a todos para a missa que reuniu cerca de 500 pessoas de toda a região. “É importante o apoio da Igreja no Acampamento, pois promovemos a resistência de pessoas que lutam pela terra e pela vida”, afirma Joana Soares, militante do MAB na região. 

O Acampamento Alvimar Ribeiro é a prova da resistência de um povo geraizeiro que luta por justiça. Milhares de pessoas tiveram suas terras tomadas na década de 70 e lutam para recuperá-las. Atualmente, cerca de 130 famílias permanecem acampadas na região que sofre com a monocultura de eucalipto e escassez de água.

Entidades parceiras como a Comissão Pastoral da Terra, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadoras e Trabalhadoras por Direitos, Centro de Agricultura Alternatva, Sindute, Quem Luta Educa, Movimento dos Geraizaeiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vazanteiros de Maria Preta e paróquias da região também compareceram à cerimônia.

Por fim, foi servido um almoço feito pelos geraizeiros acampados para todos que participaram da missa.