Justiça Global homenageia luta das atingidas

Homenagem Maria do Espírito Santo Silva será entregue à Iza Cristina Bello e Lurdilane Gomes da Silva, militantes do MAB em Porto Velho (RO) Na próxima segunda-feira (12), no Rio de […]

Homenagem Maria do Espírito Santo Silva será entregue à Iza Cristina Bello e Lurdilane Gomes da Silva, militantes do MAB em Porto Velho (RO)


Na próxima segunda-feira (12), no Rio de Janeiro, duas militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens de Rondônia serão homenageadas pela Justiça Global. Há três anos a ONG realiza a Homenagem Maria do Espírito Santo Silva, com o objetivo de reverenciar as mulheres que estão na linha de frente da defesa dos direitos humanos no Brasil.

Iza Cristina Bello e Lurdilane Gomes da Silva são lideranças na ocupação do reassentamento Nova Mutum Paraná, em Porto Velho (RO), e sofreram diversas ameaças durante todo o ano. Desde o dia 16 de abril, as duas lutam pela desapropriação das casas que estavam abandonadas pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), que controla a Usina Hidrelétrica Jirau.

As moradias haviam sido construídas para abrigar trabalhadores da hidrelétrica e, de acordo com Licenciamento Ambiental, deveriam ser entregues à Prefeitura de Porto Velho (RO), assim que as obras fossem desmobilizadas, para reassentar os atingidos ou para destinação social. Entretanto, a Camargo Correa, responsável pela construção das casas, não realizou o repasse e estava comercializando os imóveis irregularmente. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) multou o Consórcio ESBR em R$ 2,5 milhões por não cumprir as condicionantes da obra.

Além das militantes do MAB, a Justiça Global homenageará a liderança e matriarca do povo Krenak, Djanira Krenak, a militante histórica da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, Dona Julia Procópio, a sócio-economista e coordenadora geral do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul, Sandra Quintela e a militante contra as violações do sistema prisional e fundadora do Serviço Ecumênico de Militância nas Prisões, Wilma Melo.

A cerimônia, que contará com a presença da roda de samba do grupo Negras Raízes, ocorre na próxima segunda-feira (12), às 18:30 horas, no Clube Democráticos (Rua do Riachuelo, 91 – Centro), no Rio de Janeiro.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro