MAB realiza curso de Comunicação e Cinema em Rondônia

Em Rondônia cerca de 20 atingidos e militantes da Via Campesina iniciaram o curso de Comunicação e cinema, desde o dia 22, trata-se do Projeto “Cinema Itinerante na Comunidade”, Convênio […]

Em Rondônia cerca de 20 atingidos e militantes da Via Campesina iniciaram o curso de Comunicação e cinema, desde o dia 22, trata-se do Projeto “Cinema Itinerante na Comunidade”, Convênio Nº001/2013 celebrado entre a EVG Solutions, Associação de Preservação Ambiental do Meio Ambiente e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Eletronorte.

O principal objetivo da formação é capacitar comunicadores populares para contribuírem com a organização de coletivos de comunicação nas comunidades ribeirinhas, reassentamentos, assentamentos. História do cinema, documentário, técnicas de gravação e captação de áudio estão entre os conteúdos que serão abordados no curso, além das gravações e exibição de filmes.

De acordo com Francisco Kelvim do MAB o curso é uma conquista histórica dos atingidos em Rondônia “Esse curso é resultado de uma luta de anos dos atingidos pela hidrelétrica de Samuel. Além da oportunidade em formar os atingidos em cinema através do curso contaremos a historia da hidrelétrica de Samuel e a luta dos atingidos, nunca antes contada, em um documentário de 30 minutos”.

Desde o dia 02 de julho as gravações estão percorrendo as comunidades de Itapuã, Candeias e Triunfo, atingidas pela barragem de Samuel, construída há 30 anos. O objetivo é ouvir e registrar as histórias dos atingidos e os passivos que existem até hoje na região.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro