MAB conquista acesso a curso de direito no Pará

Num esforço coletivo das organizações que compõe a Via Campesina no estado do Pará em conjunto com acadêmicos, foi criada a primeira turma de Direito da Terra da Universidade Federal […]

Num esforço coletivo das organizações que compõe a Via Campesina no estado do Pará em conjunto com acadêmicos, foi criada a primeira turma de Direito da Terra da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

O curso, com duração de cinco anos, será ministrado no campus I da Unifesspa, em Marabá, na modalidade presencial, em regime de alternância pedagógica. A metodologia de ensino prevê dois momentos de formação: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade, com atividades organizadas em calendário próprio para a integralização curricular.

Numa turma composta de 50 militantes da Via Campesina, o MAB conseguiu a aprovação de seis militantes, que passam a ter a tarefa de estudar para poder contribuir com a luta em defesa dos direitos humanos, na organização dos atingidos por barragens.

Para a Via Campesina e em especial para o MAB, essa é uma conquista importante, por vários motivos. Um deles é os atingidos poderem acessar a universidade, direito negado historicamente para a classe trabalhadora. Um segundo é a oportunidade de capacitar esses filhos de atingidos para a defesa dos direitos humanos das populações atingidas e o terceiro é cavar espaços numa região historicamente marcada por grandes tensões na disputa pela terra, na consolidação dos grandes projetos de mineração e energia. 

Para Cristiano Rigo, da direção do MAB na região, o curso é fruto de muitas lutas. “É uma grande conquista para a classe trabalhadora e o mais importante, que possa servir para o avanço das lutas em defesa dos direitos humanos, e para nós em especial, no desafio para com a conquista de direitos dos Atingidos e Atingidas por Barragens”, afirma Cristiano.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro