Funai reconhece território tradicional do povo Munduruku no Tapajós

No Dia do Índio (19 de abril), a Funai publicou no Diário Oficial da União, o Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Sawré Muybu, do povo Munduruku, e […]

No Dia do Índio (19 de abril), a Funai publicou no Diário Oficial da União, o Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Sawré Muybu, do povo Munduruku, e de outras três terras indígenas no Brasil, permitindo o prosseguimento da demarcação desses territórios.

Cacique Juarez, da aldeia Sawré Muybu, na TI Sawré Muybu. Foto: Joka Madruga

Com a medida, a Funai reconhece a tradicionalidade da ocupação dos índios. Os estudos são o primeiro passo do processo de demarcação de uma terra indígena.

A demarcação da Sawré Muybu é uma reivindicação do povo Munduruku, que ocupa a região do Tapajós há milhares de anos, como mostram sítos arqueológicos. A terra indígena possui 178.173 hectares e está  localizada nos municípios de Itaituba e Trairão, no Pará..

Os idígenas denunciam que o processo estava parado devido às intenções do setor elétrico de se construir na região o Complexo Tapajós, A hidrelétrica de São Luís do Tapajós, com 8.040 MW de potência, tem seu leilão previsto para o fim deste ano e alagaria 7% da área, incluindo locais sagrados. A Constituição Federal veta a remoção de povos indígenas de suas terras.

A medida, publicada ontem no Diário Oficial da União, pode ser revogada no prazo de 180 dias. Na avaliação do MAB, esse é um risco real caso haja o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. “Embora reconheçamos que o governo Dilma tem deixado muito a desejar com relação ao direito dos povos indígenas, sabemos que a tendência de um possível governo Temer é assumir uma agenda ainda mais conservadora”, afirmou Frede Vieira, militante do MAB na região do Tapajós.

Terras indígenas

Além da terra indígena Munduruku, também foi publicado o relatório das terras Ypoi/Triunfo, Sambaqui e Jurubaxi-Téa.

Ocupada pelos Guarani Ñandeva, a Terra Indígena Ypoi/Triunfo tem 19.756 hectares e está localizada no município de Paranhos, Mato Grosso do Sul.

No município de Pontal do Paraná, no Paraná, a Terra Indígena Sambaqui tem 2.795 hectares e é de ocupação tradicional do povo Guarani Mbya.

Já a Terra Indígena Jurubaxi-Téa tem 1.208.155 hectares e está localizada nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, estado do Amazonas. Grupos indígenas Arapaso, Baniwa, Baré, Desana, Kuripaco, Nadöb, Pira-Tapuya, Tikuna, Tukano e Tariana vivem na área.

Essa é a segunda surpresa boa para os povos indígenas esse mês. No dia 4 de abril, após décadas de luta, foi homologada a terra indígena Cachoeira Seca, dos índios Arara, na região impactada pela hidrelétrica de Belo Monte

*Com informações da Agência Brasil

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro