NOTA | Solidariedade à companheira Cibele Vieira, dirigente da FUP
MAB expressa solidariedade à dirigente da FUP e denuncia a violência misógina como prática estrutural do patriarcado
Publicado 24/12/2025

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem prestar total solidariedade à Companheira Cibele Vieira, dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que sofreu ataques misóginos nesta terça-feira (23).
Repudiamos com veemência as agressões lançadas à dirigente sindical e afirmamos que a violência de gênero sofrida não é um fato isolado. São práticas e valores criados e reproduzidos por uma sociedade capitalista, patriarcal, machista e racista, onde as mulheres são valorizadas ou reconhecidas por uma aparência determinada pelos padrões estéticos de beleza do mercado consumista.
Convivemos com esta valorosa liderança há muitos anos e somos testemunhas de sua total dedicação a todas as causas justas em nossa sociedade e, principalmente sua enorme dedicação à categoria petroleira. Cibele para nós é um exemplo militante da causa popular e merece todo nosso respeito e apoio.
Para os machistas – que com certeza se ‘dizem de bem” – que fizeram comentários que consideramos desrespeitosos e preconceituosos, saibam que Cibele não está só. Toda vez que uma mulher é agredida, todas e todos que lutamos por equidade de gênero, justiça social, por um mundo onde as pessoas sejam valorizadas enquanto seres humanos, capacidades, criatividades, e não pelas aparências, nos levantamos para dizer basta de violência contra as mulheres.
Lamentável que após uma semana de justa e corajosa greve da categoria petroleira, onde Cibele estava à frente das atividades e negociações dos interesses coletivos da categoria, haja pessoas com tempo para agredir ou tentar desqualificar o papel da mulher dirigente. Ela representa a força de tantas mulheres que diariamente fazem a luta por direitos e liberdade.
Nossa total solidariedade, seguimos juntas e juntos, em luta até que todas as mulheres sejam livres e respeitadas.
Coordenação Nacional do MAB.
23 de dezembro de 2025.
