NOTA | Plataforma se solidariza à Greve Nacional dos Petroleiros e Petroleiras
Plataforma Operária e Camponesa de Água e Energia manifesta apoio à greve e defende a luta em defesa dos direitos e da soberania nacional
Publicado 15/12/2025 - Actualizado 15/12/2025

A Plataforma Operária e Camponesa de Água e Energia expressa seu total apoio e irrestrita solidariedade à Greve Nacional dos Petroleiros e Petroleiras, deflagrada nesta segunda-feira (15). A categoria, estratégica e essencial para a soberania e o desenvolvimento do Brasil, luta corretamente pelo cumprimento da contraproposta do acordo coletivo e pelo atendimento às suas justas reivindicações.
Nós, que há décadas lutamos pela defesa dos bens naturais e energéticos como bens do povo e contra a privatização e a precarização, reconhecemos na luta dos petroleiros a mesma trincheira de resistência. A defesa dos direitos trabalhistas e de uma Petrobras 100% pública, controlada pelo Estado para atender aos interesses nacionais e populares, é inseparável da nossa luta por energia barata, por direitos e por um projeto de país justo e soberano.
A plataforma sempre denunciou que os ataques aos bens naturais e às empresas estatais caminham lado a lado com o ataque aos direitos da classe trabalhadora. A greve dos petroleiros é, portanto, uma ação de resistência fundamental não apenas em defesa da categoria, mas em defesa do patrimônio do povo brasileiro e contra a entrega das nossas riquezas.
Conclamamos toda a nossa base e os movimentos populares a se somarem a esta importante jornada de luta. Que o exemplo de combatividade dos petroleiros fortaleça a unidade de todos os setores explorados e oprimidos, em defesa do trabalho digno, da soberania nacional e popular e dos direitos do povo.
A luta dos petroleiros é a nossa luta!
Petrobras é do povo brasileiro!
Força na luta, companheiros e companheiras!
