Moradores de Boninal (BA) relatam dificuldades no diálogo com a CERB desde a construção da Barragem Baraúnas/Vazante e buscam apoio em audiência junto ao Ministério Público
Publicado 23/04/2025

Nesta quinta-feira, 24 de abril, atingidos do município de Boninal, na Chapada Diamantina (BA) participam de uma Audiência Pública em Salvador para tratar da reparação às famílias impactadas pela construção da Barragem Baraúnas/Vazante – de responsabilidade da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB) –, um processo que se arrasta sem solução há pelo menos sete anos.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) tem acompanhado o difícil processo de negociação e aponta as dificuldades de diálogo com a empresa. Para Iandria Ferreira, membro da coordenação do Movimento e moradora da comunidade atingida, “são anos de violação de direitos cometidos contra a população atingida por parte da Barragem de Baraúnas/Vazante. Nós entregamos incontáveis documentos com as pautas dos atingidos para o Estado e, em sete anos, a população não vê nenhum indício de reparação justa”, aponta.
Na última semana, o MAB, com o apoio de diversas organizações, cobrou em uma carta pública ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), o cumprimento da Política Nacional das Populações Atingidas por Barragens (PNAB), além de apontar a negligência por parte da CERB em atender aos apelos dos atingidos na garantia de seus direitos.
Leia Mais
Em carta pública, MAB cobra reparação justa para atingidos por barragem na Chapada Diamantina (BA)
Neste sentido, o Ministério Público do Estado da Bahia convoca mais uma Audiência Pública para dar prosseguimento ao processo de Inquérito instaurado pela mesma, que investiga a conduta da CERB e os danos já causados pela empresa às comunidades atingidas.
Serviço
Audiência Pública
Período: 24 de abril de 2025, às 9h
Local: Ministério Público do Estado da Bahia
Endereço: Avenida Joana Angélica, nº 1.312, Nazaré – Salvador, BA
Mais informações: imprensamabnordeste1@gmail.com
