O Movimento dos Atingidos por Barragens apoia a educação pública do Paraná
O MAB manifesta total apoio à educação pública e repudia qualquer tentativa de privatização das escolas no Estado do Paraná
Publicado 03/06/2024 - Atualizado 20/08/2024
O Projeto “Parceiro da Escola”, que foi enviado pelo Governador Ratinho Jr à Assembleia Legislativa do estado visa entregar a gestão administrativa e financeira das escolas estaduais para a iniciativa privada, terceirizando as gestões escolares e repassando recursos públicos a organizações que objetivam o lucro e não a construção de uma educação pública de qualidade.
Acreditamos que a privatização não é a solução para melhorar a qualidade da educação. Um exemplo é a privatização do setor elétrico brasileiro, em meados dos anos 90, que não trouxe melhorias para o povo. A educação pública é um direito fundamental, como previsto constitucionalmente e deve ser garantida pelo Estado através de investimentos públicos. A privatização das escolas ameaça a igualdade de acesso à educação, prejudicando – principalmente – a classe trabalhadora e acentuando as desigualdades sociais existentes.
Nosso apoio e respeito aos professores(as) da rede básica de Ensino que estão em greve pela não privatização das escolas do Paraná. Que eles possam exercer seu direito de paralisação sem que sejam perseguidos e penalizados. Somente com um sistema de educação pública forte, assistido e acessível a todos e todas poderemos construir uma sociedade mais justa e igualitária.
MAB segue apoiando uma Educação Pública de qualidade. Não vamos permitir esse absurdo!
Educação, Água e Energia não são mercadorias!