Celebração dos 33 anos e encontro com Lula marcam semana de luta do MAB em Porto Alegre e Lajeado

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) reuniu militantes e apoiadores no sábado (16), na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre (RS)

A atividade, realizada no Lar Parque Schwaderer, contou com atingidos de nove comunidades da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS). Foto: Lucas Leffa | Brasil de Fato

Cerca de 200 pessoas comemoraram as mais de três décadas de lutas e conquistas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Porto Alegre, no último sábado (16). Militantes e apoiadores do movimento, além de diversas lideranças políticas, realizaram um encontro festivo na Lomba do Pinheiro. Uma tarde para celebrar avanços e debater os desafios do MAB e do campo popular para o ano de 2024. “É tempo de avançar”, foi o lema do encontro.

Leia também
Governo federal anuncia R$ 344 milhões para a reconstrução de cidades gaúchas atingidas pelas enchentes 

A atividade, realizada no Lar Parque Schwaderer, contou com atingidos de nove comunidades da Lomba do Pinheiro. Conforme Alexania Rossato, da coordenação nacional do Movimento, os atingidos saíram desafiados a fortalecer os grupos e a fazer uma grande campanha para derrotar as forças conservadoras na Capital nas próximas eleições.

O encontro também proporcionou debates sobre os desafios da luta dos atingidos que vivem em áreas de risco, dos atingidos seja por construção ou rompimento de barragens e dos atingidos por eventos climáticos extremos. Além dos desafios, outro debate foi sobre a luta pela construção de uma política energética e de acesso à água que seja justa, eficiente e universal para toda a população.

Coordenadora do MAB na comunidade São Francisco, Denise Oliveira lembrou da necessidade de participação de todos nas ações do Movimento para garantir os direitos do povo. “A gente comemora a aprovação da PNAB (Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens), mas agora precisamos fazer pressão para que ela seja colocada em prática logo. Por isso é muito importante nossa união nesta luta, na luta do MAB”, frisou.

Trajetória respeitada

Encontro celebrou avanços e debateu os desafios do MAB e do campo popular para o ano de 2024 / Foto: Lucas Leffa
Encontro celebrou avanços e debateu os desafios do MAB e do campo popular para o ano de 2024 / Foto: Lucas Leffa | Brasil de Fato

A deputada estadual Laura Sito (PT) parabenizou o MAB ao lembrar da força de atuação do movimento, principalmente durante a Missão pelos Direitos Humanos realizada em novembro passado no Vale do Taquari, que ela integrou.

“Mobilizar amplamente as comunidades de uma região que foi totalmente destruída é um desafio que ninguém se desafiou, que nenhum partido político fez, mas o MAB conseguiu. Quando nós fomos ao Vale do Taquari, a gente sabia que iria para averiguar as violações de direitos da população, mas a gente não imaginava que iria averiguar também a potência do trabalho do MAB. Tenho que agradecer pela aprendizagem, pela experiência vivida com vocês. Parabéns!”, elogiou Laura.

Leia também

Missão de Monitoramento no Vale do Taquari é marcada por relatos que expõem série de violações 

“Antes já havia a questão dos problemas das barragens e construções irregulares, mas hoje a gente tem que enfrentar mais esta realidade dura das mudanças climáticas. E esta celebração é para comemorar a luta do MAB, de enfrentamento a tudo isso, por toda sua força e organização das pessoas atingidas”, frisou a deputada federal Reginete Bispo (PT).

A deputada federal Maria do Rosário (PT) felicitou o MAB pelo importante trabalho comunitário, político e social, e alertou que em Porto Alegre a destruição ambiental que provoca mudanças climáticas tem obrigado mais de 185 comunidades a viverem em áreas de risco.

“São pessoas que estão na encosta do Morro da Cruz, à beira de arroios, em áreas alagadiças e que não contam com nenhum projeto da prefeitura para melhorar suas condições de vida. Precisamos mudar este cenário e construir futuro pra essa gente”, ressaltou Rosário.

A celebração acolheu famílias inteiras e as crianças tiveram seu encontro especial com ciranda e brincadeiras ao ar livre. A animação ficou por conta do pagode e do bolo de aniversário do MAB. Também estiveram presentes as vereadoras Biga Pereira (PCdoB) e Maristela Maffei (PT), a presidente do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Júlio Alt, entre outros convidados.

MAB dialoga com presidente Lula em Lajeado

Cerca de 250 atingidos e atingidas de Porto Alegre, da região do Alto Uruguai e de vários municípios do Vale do Taquari, além de outras regiões do RS, receberam em Lajeado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta-feira (15), no Teatro Univates.

Na oportunidade, a atingida e moradora de Roca Sales Raquel Vargas Schmitt, representando o MAB, leu uma carta ao presidente Lula durante o ato de anúncio de novos investimentos do governo federal para a região. Ela agradeceu a atuação do governo, mas alegou “insuficiência” do poder público para responder à nova realidade em um momento de eventos climáticos extremos.

“Nós construímos nossas famílias morando, trabalhando e pescando às margens do Rio Taquari por gerações. Conhecemos bem os riscos das enchentes. Apesar dessa história de convívio com o rio, desta vez a enchente foi muito diferente, o volume de água foi tão grande que as memórias e medidas que possuíamos para atuar nessas situações foram insuficientes. Nos últimos quatro anos, foram pelo menos três grandes enchentes que destruíram tudo que tínhamos em nossas casas. Por isso precisamos imediatamente aplicar a lei que garante o direito aos atingidos por catástrofes em toda sua integralidade”, solicitou.

Raquel tem 34 anos e é mãe de uma menina autista de 12 anos e de uma bebê de 1 ano. Elas se salvaram da enchente de setembro, se abrigando numa casa juntamente com mais 30 pessoas, mas perderam todos seus bens materiais. Tem sobrevivido com aluguel social e teme a mudança para a casa provisória, anunciada pelo governo municipal, pois ela deve medir 3X6 metros quadrados. “Estamos chocados, é um absurdo quererem nos submeter a essa situação de moradia”, lamenta.

Lula recebe atingidos e atingidas

Em discurso, Lula falou sobre as perdas humanas e a necessidade de reerguer as cidades. Foto: Cátia Cylene | Brasil de Fato

Lula recebeu uma comitiva de atingidos e atingidas, cumprimentou carinhosamente a todos e autografou uma bandeira do MAB em homenagem aos 33 anos de luta e resistência. Na oportunidade, os atingidos entregaram ao governo federal a pauta das populações atingidas do Vale do Taquari.

Atingidos de todas as regiões solicitam a imediata implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB). A normativa traz uma garantia fundamental para garantia dos direitos dos atingidos, conforme os três eixos: atingidos por barragens e hidrelétricas e pelos impactos causados por empreendimentos exploratórios, como a mineração e atingidos por desastres climáticos. 

Leia também
 ‘Patrimônio de luta para sociedade’, diz MAB sobre Política Nacional de Atingidos por Barragens (PNAB) 

Para a coordenadora do MAB, atingida de Porto Alegre, Maria Aparecida Castilhos Luge, o encontro foi muito positivo. Ela integrou o grupo que esteve com Lula e salientou a importância de o MAB ter apresentado as demandas, sofrimento e necessidades dos moradores do Taquari. “Nós, enquanto movimento, vamos fiscalizar a aplicação dos recursos anunciados hoje e seguiremos reivindicando que a PNAB seja prontamente implementada”, ressaltou a atingida.

Em discurso, Lula falou sobre as perdas humanas e a necessidade de reerguer as cidades. “A minha vinda aqui é um gesto de solidariedade com o sofrimento de vocês”, afirmou.

Edição: Kátia Marco

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 18/03/2024

Jornada de Luta no Piauí e Maranhão teve atos contra a Equatorial Energia e cobrança de apoio da Codevasf

Atingidos exigem respostas da distribuidora de energia, que é denunciada pelos preços abusivos da luz e precariedade dos serviços prestados

| Publicado 12/04/2024 por Andressa Franco / Brasil de Fato

MAB completa 33 anos de lutas e celebra criação de Política Nacional para Atingidos

Se no início a luta era contra a construção de barragens, hoje os atingidos lidam com as consequências de rompimentos

| Publicado 07/01/2022 por MAB BA

Carta dos atingidos da Bahia aos atingidos do Brasil

Em carta, atingidos da Bahia, que sofrem com inundações e rompimentos de barragens no estado, pedem apoio para aquisição de itens de primeira necessidade