Com objetivo de alimentar 5 milhões de pessoas no país, Missão Josué de Castro é lançada em Brasília

Com redes curtas de abastecimento, plataforma deve envolver o trabalho de mais de 100 mil famílias produtoras


A fome é um projeto político e o combate a ela também deve ser. Essa é a mensagem que deu o tom ao lançamento da Missão Josué de Castro, plataforma construída pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e articulada com dezenas de movimentos populares, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A iniciativa tem o objetivo de promover, através de redes curtas de abastecimento, o combate à fome no país fornecendo alimentos saudáveis. 

Em 2022, o Brasil voltou ao Mapa da Fome com mais de 70 milhões de  pessoas em situação severa ou moderada de insegurança alimentar. Durante o lançamento da Missão, Frei Sérgio Görgen pontuou que a plataforma, mais do que uma política de segurança alimentar, é uma política de desenvolvimento nacional. “Alimentar bem é um fator de desenvolvimento nacional. Eu fiz muitos enterros de crianças que morreram por fome. Alimentar bem as nossas crianças é mudar um país, é construir um futuro”, pontuou o dirigente do MPA.

Durante a audiência pública de lançamento da Missão, que ocorreu no Senado Federal, representantes de diversas entidades do governo, como a Secretaria Geral da Presidência da República e a Companhia Nacional de Abastecimento, ressaltaram a importância do trabalho e promoção de políticas protagonizadas pelo povo organizado. Entre as ações que a Missão englobará está, por exemplo, a Política Nacional de Abastecimento Popular. 

Além de órgãos do executivo, mandatos parlamentares também manifestaram seu apoio e comprometimento com a execução da ação de combate à fome, como o deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL/RJ). “Nós precisamos ter esse compromisso ético, moral e civilizatório”, declarou o parlamentar que também anunciou a criação de um Pacto inter-religioso de combate à fome.  “Vamos usar a sacralidade diversa do nosso povo para combater a fome e espalhar o amor”, ressaltou.

Já o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Luiz Paulo Teixeira, destacou a importância da iniciativa para a ascensão do povo brasileiro “a fome nesse país tem raízes históricas e precisamos combatê-las”. Teixeira ainda afirmou que nos próximos dias o presidente Lula deve anunciar novas medidas sobre a Reforma Agrária no país. 

O agro é fake

A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Elisabetta Recine, chamou atenção para uma grave situação enfrentada no país. De acordo com a especialista em saúde pública e nutrição, a ideia de que o Brasil produz comida para todos é um mito. “O que nós produzimos são calorias. Calorias que são produzidas nem para alimentar gente, é para alimentar gado, proteína. E muitas vezes essas calorias são exportadas para subsidiar a produção de proteína no exterior. Nós temos sim capacidade de produzir, mas não estamos produzindo alimentos de verdade” declarou ressaltando a importância que a Missão Josué de Castro terá no combate à fome brasileira. 

O caráter político sobre a situação da fome no país também foi ressaltada por Francisco Kelvim, integrante da coordenação nacional do MAB. Em sua avaliação,  o enfrentamento a este problema estrutural do país passa por construir soluções e saídas em conjunto. “É tempo de avançar e só vamos combater, de fato, a fome se a tratarmos como um problema estrutural e nesse sentido, a Missão Josué Castro poderá cumprir um papel histórico no nosso país”. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 12/03/2024 por Camila Fróis / MAB

Populações atingidas estão na linha de frente na luta contra um modelo de desenvolvimento predatório e reivindicam transformações

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizam Jornada de lutas em todo o país por implementação de marco regulatório (PNAB)

| Publicado 12/03/2024 por Amélia Gomes / MAB

Atingidos, pesquisadores e governo federal debatem propostas para transição energética e ecológica

Na avaliação dos participantes, implementação Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) é eixo fundamental para pensar rumos do setor no país

| Publicado 13/03/2024 por Camila Frois / MAB

MAB tem atos em todo o Brasil durante Jornada de Lutas

Com atos em 9 estados, atingidos cobraram implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens e denunciaram impunidade de mineradoras responsáveis pelas maiores tragédias ambientais do país