Atingidos pela UHE São Roque (SC) exigem solução para reivindicações pendentes no processo de reparação

Cerca de 150 famílias aguardam resposta de empresa Engevix, responsável pela usina, e solicitam reunião até o próximo dia 08 de março

Atingidos da UHE São Roque (SC). Foto: Arquivo MAB

Nos últimos dias 02 e 03 de março, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) promoveu reuniões com as famílias atingidas pela Usina Hidrelétrica de São Roque (SC), com o objetivo de promover um debate sobre as principais reivindicações dos moradores que estão em uma luta que dura mais de uma década.

Após o início da operação da Usina e o recente alagamento do seu reservatório, um novo grupo de famílias foi atingido pelo empreendimento se somando a mais de dois mil moradores dos municípios de Buenópolis, Vargem e São José do Cerrito que já haviam sido impactados pela obra. Muitos deles seguem aguardando ações de reparação como indenizações pendentes e o reconhecimento de familiares que ainda não foram oficialmente considerados atingidos pela empresa Engevix, responsável pela usina.

Ao todo, aproximadamente 150 famílias participaram de três reuniões nas comunidades de Glória, distrito de São José do Cerrito, Ramo Verde, distrito de Brunópolis e Nossa Senhora das Graças, distrito de Curitibanos. Durante os encontros, foram apresentadas as 10 principais reivindicações do grupo que incluem a necessidade de regularização das novas propriedades, onde parte das famílias foi reassentada, e o acesso a serviços básicos, como iluminação pública, água e energia elétrica nessas comunidades. Os moradores também destacaram a necessidade de estruturas públicas, como estradas e balsa para deslocamento a partir das novas moradias. Também discutiram questão dos lucros cessantes das famílias e agricultores impactados, que ainda não foram reconhecidos como atingidos. Além disso, exigem a recuperação do lago e do entorno.


Para lutar pela garantia dos seus direitos, os atingidos demandaram a implementação de um comitê local para dar continuidade às negociações, envolvendo órgãos públicos e a participantes das comunidades atingidas, conforme previsto na Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB).

Segundo Cristiane Macalli, integrante da coordenação do MAB em Santa Catarina, as famílias atingidas estão decididas a permanecerem unidas na defesa de seus direitos. “Não permitiremos que as pendências nas comunidades sejam esquecidas”, enfatizou.

Entenda o caso

Em abril de 2022, durante um período de fortes chuvas no estado de Santa Catrina, a empresa Nova Engevix começou a encher o lago que serviria como reservatório de água para a operação da Usina. A água subiu rapidamente e além do previsto, cortando estradas e deixando famílias “ilhadas” nos municípios de Brunópolis, Vargem e São José do Cerrito. Na época, o Ministério Público Federal estimou que 700 famílias foram atingidas pelo empreendimento, Em pouco menos de 10 dias, uma área onde antes viviam 1,3 mil pessoas foi inundada. No planejamento divulgado às famílias, o processo duraria 3 meses. O projeto também deixou 5 mil hectares de terra inundados repentinamente. Embaixo da água, milhares de araucárias, além casas, redes elétricas e animais mortos.
 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 22/10/2021 por Coletivo de Comunicação MAB SC

Famílias atingidas pela UHE São Roque conquistam reassentamento rural coletivo em Santa Catarina

Conquista é resultado de anos de luta do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) por reparação justa e direito à terra

| Publicado 07/07/2020 por Mariah / Coletivo de Comunicação MAB

Atingidos reconstroem acampamento destruído pelo ciclone bomba em SC

Evento meteorológico trouxe estragos e causou 13 mortes na região Sul

| Publicado 04/03/2024 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB realiza mobilização nacional para cobrar implementação Política de Direitos dos Atingidos

Atos irão acontecer entre os dias 12 e 14 de março (Dia Internacional de Luta em defesa dos rios, contra as barragens, pela água e pela vida). O objetivo é reivindicar a aplicação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens