Movimento dos Atingidos Por Barragens participa do Programa de Aquisição de Alimentos no Piauí

Conselho Comunitário, composto por agricultoras e agricultores militantes do MAB, participam de programa que visa fortalecer a agricultura familiar

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Conselho Comunitário da Comunidade Quilombola Periperi participaram, nesta terça-feira (19), da primeira entrega de alimentos via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entidades mantidas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Amarante (PI).

Foto: Coletivo de Comunicação MAB

Foram entregues variados alimentos como galinha caipira, peixe tambaqui, raiz de mandioca, além de uma variedade de doces e outros produtos alimentícios adquiridos diretamente da agricultura familiar. 

O Conselho Comunitário é composto por agricultoras e agricultores militantes do MAB que produzem alimentos de forma agroecológica. “Para nós do Conselho, fazer parte do Programa de Aquisição de Alimentos da Conab é de grande importância, pois isso ajuda a fortalecer nossa entidade e também nos estimula a produzir cada vez mais, movimentando a economia do nosso quilombo”, explica Marciane, uma das associadas ao Conselho. 

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais formas de fortalecimento da agricultura familiar, ele tem como objetivo incentivar a produção de alimentos saudáveis e oriundos da agricultura familiar, promovendo acesso à alimentação e combatendo a fome do país.  O programa funciona a partir da compra direta de alimentos da agricultura familiar, que, por sua vez, são destinados para aquelas pessoas que estão em situação de fome e insegurança alimentar. 

Para a coordenação do MAB, a retomada do PAA é um marco na retomada de investimentos na produção de alimentos saudáveis e na garantia de soberania alimentar e no combate à fome e à miséria no país. “Através da parceria entre o Conselho Municipal e o MAB, estamos trabalhando arduamente para fortalecer a agricultura familiar e a economia no município de Amarante. Produzir alimentos saudáveis é uma das principais frentes de luta, e por isso atuamos na busca de investimentos em assistência técnica para que assim se possa fortalecer tal produção”, afirma Maria Gonçalves.

Os alimentos foram entregues para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Amarante, que fará a distribuição de cestas de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, através dos Centros de Referencias da Assistência Social – CRAS. 

Para a Raimunda, os alimentos que vão chegar na mesa para a ceia de natal vão fazer muita diferença. “Esses alimentos chegam em boa hora, eles vão fazer com que nossa ceia de natal seja mais completa e saudável. Além de saber que esses alimentos tão vindos do Quilombo, que produz os alimentos sem veneno”, destaca.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 21/12/2023 por POCAE - Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia

Sobre a decisão do STF para a abertura de mesa de conciliação entre Governo Federal e Eletrobras

Ação do Governo Lula para que a União exerça seus direitos políticos na Eletrobras é justa e legítima

| Publicado 06/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Cozinha Solidária alimenta os participantes da Jornada Nacional de Lutas do MAB com comida de verdade

Cerca de 17 toneladas dos alimentos consumidos na jornada vêm da agricultura familiar