MAB integra campanha “Sementes de Solidariedade” no Vale do Taquari (RS) para apoiar atingidos pelas chuvas
Até 1500 famílias de agricultores atingidos pelas intensas chuvas do Rio Grande do Sul devem ser beneficiadas por campanha de solidariedade promovida por coletivo de movimentos sociais
Publicado 20/09/2023 - Atualizado 20/09/2023
No início desta semana, diferentes movimentos populares deram início à campanha “Sementes de Solidariedade” no Vale do Taquari, região imensamente atingida pelas cheias no Rio Grande do Sul, no início de setembro.
Os militantes do MAB, juntamente a integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, da Comissão Pastoral da Terra – CPT, da Cáritas Regional, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, do Instituto Cultural Padre Josimo e de outras organizações estão visitando agricultores familiares atingidos, levantando dados e levando apoio emergencial para recomposição dos plantios.
A expectativa é de que, na primeira semana de outubro, sejam entregues kits com sementes de milho, feijão, ramas de mandioca, insumos agroecológicos e mudas de árvores frutíferas e nativas para até 1.500 famílias de pequenos agricultores atingidos.
Além de compor as equipes da campanha “Sementes de Solidariedade”, o MAB também está construindo a Cozinha Solidária de Arroio do Meio, que já levou alimentos para muitas pessoas no município e hoje serviu também aos integrantes da Campanha que percorrem as comunidades locais.
“Seguiremos na região, contribuindo com militantes de diversas partes do país, com o objetivo de auxiliar no processo de organização e luta por direitos para as famílias atingidas pelas chuvas intensas”, disse Mariana Zabot, que integra a Brigada.
Como apoiar
A campanha de arrecadação de recursos para a ação segue ativa, através da conta da Cáritas (PIX/CNPJ: 33654419001007).