NOTA | Não enrola, Casan! As famílias atingidas reivindicam, urgentemente, auxílio financeiro emergencial

O rompimento do reservatório da companhia na madrugada da quarta-feira (6) atingiu 686 pessoas da comunidade Monte Cristo, na parte continental de Florianópolis (SC). Além de casas, a água atingiu ruas, lojas e carros.

Com o rompimento do reservatório da CASAN, que aconteceu no último dia 06, em Florianópolis (SC), centenas de famílias atingidas perderam suas fontes de renda, seu trabalho, o veículo com o qual obtinham seu sustento. No total, foram 280 famílias (686 pessoas) atingidas, 59 veículos já removidos, 20 moradias interditadas e 05 parcialmente com restrição, segundo dados da Defesa Civil.

Assim como foi aprovado, decidido e aplicado em outros casos semelhantes de rompimentos com famílias atingidas que perderam seu meio de sustento, os moradores atingidos do Bairro Monte Cristo e Sapé enviaram um abaixo assinado com mais de 150 assinaturas no último dia 9 para a presidência da CASAN, reivindicando o pagamento da verba de manutenção emergencial – direito que a própria companhia reconheceu em casos anteriores.

Esse auxílio emergencial se faz necessário, porque se não for concedido, as famílias atingidas utilizarão o recurso que estão recebendo nos adiantamentos para o custeio das necessidades extraordinárias que decorreram do rompimento. Em resumo, o dinheiro da geladeira, do fogão e dos veículos será usado para comprar remédio, alimentos, pagar uber para ir ao trabalho. Ou seja, as famílias irão empobrecer às custas da negligência da diretoria da CASAN.

Frente a essa situação, no ato da entrega da pauta, o presidente da CASAN, Edson Moritz, havia assumido o compromisso de responder a reivindicação até a última terça-feira, 12, mas não o fez. Posteriormente, o diretor da organização, Pedro Joel, se manifestou publicamente, prometendo uma resposta até sábado, 16. Nesta segunda-feira, 18, a CASAN segue sem dar retorno aos moradores atingidos, mesmo com a Defensoria Pública Estadual tendo enviado recomendação sobre a aplicação deste direito.

Dessa maneira, os atingidos clamam: “NÃO ENROLA CASAN! As famílias não merecem passar 10 dias aguardando um retorno tão urgente por parte da empresa responsável pelos danos causados”.

Responde, Presidente Edson Moritz!

Responde, Governador Jorginho Mello!

Auxílio Financeiro Emergencial Já! Verba de Manutenção Emergencial já!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 18/10/2023 por coletivo de comunicação SC

Famílias atingidas pela Casan montam acampamento em frente à companhia em Florianópolis (SC)

Moradores que foram atingidos pelo rompimento exigem indenização justa, auxílio emergencial, entre outras medidas para a reparação dos danos causados

| Publicado 12/10/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens

CASAN ameaça cobrar de famílias atingidas diária de estacionamento onde estão as carcaças dos seus veículos destruídos

Maioria das 280 famílias atingidas pelo rompimento do reservatório da Casan, na capital catarinense, ainda não foi indenizada integralmente

| Publicado 16/09/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens

NOTA | Injustiça: CASAN propõe pagamento irrisório de 77 reais pela moto destruída de trabalhador atingido

Rompimento de reservatório da companhia atingiu 200 famílias do bairro Monte Cristo, em Florianópolis, no último dia 06