Organizações se reúnem para socorrer pequenos agricultores atingidos pelas enchentes no RS
Organizações se reúnem para socorrer pequenos agricultores atingidos pelas enchentes no RS
Publicado 07/09/2023 - Atualizado 07/09/2023
O Rio Grande do Sul está passando pelo pior desastre natural de sua história. Ao todo, foram registradas 39 mortes até a manhã desta quinta-feira (7) e o número deve subir nos próximos dias porque há pessoas desaparecidas. Nas cidades são milhares de desabrigados e na zona rural ainda não se tem certeza do número de famílias que perderam tudo.
Enquanto os esforços nos locais da tragédia seguem sob a coordenação da Defesa Civil, priorizando inicialmente o socorro emergencial às pessoas em risco de vida, para em seguida passar aos esforços de limpeza, reconstrução e contabilização das perdas, diversas organizações em movimentos sociais estão mobilizados para prover as necessidades dos diferentes públicos atingidos.
:: ‘Cenário de guerra’, afirma ministro ao sobrevoar regiões afetadas pelos temporais no RS ::
Neste sentido a campanha “Sementes de Solidariedade”, proposta pelo Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) e que mobiliza organizações aliadas no campo social e religioso, está centrando seu foco na aquisição de sementes e nas ações de auxilio ao replantio das lavouras de pequenos agricultores e agricultoras de matriz camponesa e familiar.
“Estamos sentindo muito essa situação dos nossos irmãos e irmãs do Vale do Taquari, atingidos por esse desastre socioambiental”, comenta o diretor do ICPJ, Frei Sérgio Görgen. Ele afirma a necessidade imediata de solidariedade humana em relação a todos e todas que de alguma forma foram atingidos, mas destaca que é preciso já articular ações de estímulo para a reconstrução e a retomada das suas vidas.
:: A emergência do debate sobre soberania alimentar e desastres socioambientais ::
“As imagens que tem sido compartilhadas são chocantes e deixam claro a necessidade de ação imediata, o mínimo que pudermos fazer vai ajudar muito as pessoas que perderam tudo”, expressa.
Além do ICPJ já estão somados a esta campanha o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Cáritas Brasileira e Cáritas RS, Instituto Koinós, Comissão Pastoral da Terra (CPT-RS), Movimento dos Atingidos e Atingidas Por Barragens (MAB) e JPIC/Franciscanos (Justiça, Paz e Integridade da Criação). Especificamente para esta campanha estão sendo solicitadas inicialmente doações destinadas à conta da Cáritas Brasileira, na chave Pix CNPJ 33654419001007 ou depósito bancário para: Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil).
“Perderam os plantios, os animais, muitas vezes até as suas próprias casas”
Dirigente do MPA no Vale do Taquari, Lari Hofstetter divulgou um vídeo em frente a uma lavoura arrasada pela enxurrada para demonstrar uma situação que até o momento não tem sido muito exposta: a perda total da maior parte dos pequenos agricultores da região. “Nós podemos ver as lavouras que foram plantadas, as sementes foram afogadas, totalmente perdidas durante a enchente, será preciso fazer um novo plantio”, explica.
Conforme Lari, os pequenos agricultores dos municípios do Vale do Taquari, especialmente a imensa maioria que tem entre 9 e 10 hectares de terra ou até menos, “perderam os plantios, os animais, muitas vezes até as suas próprias casas, perderam amigos e familiares, enfim perderam tudo”. Conforme o dirigente camponês, são esperadas ações rápidas e de grande envolvimento da parte dos governos estadual e federal, mas de imediato a solidariedade ativa das pessoas é o que vai fazer a principal diferença para completar a resistência e iniciar a reconstrução.
As organizações que participam dessa ação emergencial do projeto Sementes de Solidariedade também estão organizando uma equipe de solidariedade ativa que deve se deslocar até a região dos Vales nos próximos dias. Maiores informações serão divulgadas nos canais das organizações nas redes sociais, assim como no site do Brasil de Fato e Facebook do coletivo de comunicação popular Rede Soberania. “A tua ajuda é necessária e urgente, para reconstruir as roças e as vidas das pessoas”, motiva o texto de divulgação da ação.
Doações para a campanha Sementes de Solidariedade
Pix (CNPJ) da Cáritas Brasileira: 33654419001007
Depósito bancário: Conta Corrente 55.450-2, Agência 1248-3 (Banco do Brasil)
Outras doações
A Defesa Civil tem apontado a necessidade de kits de higiene e limpeza, cestas básicas, agasalhos, roupas de cama, cobertores e colchões.
Os materiais podem ser entregues nos pontos de referência da Defesa Civil, bem como nos quartéis da Brigada militar e do Corpo de Bombeiros.
Também estão recebendo doações todas as agências e pontos de atendimento do Banrisul e todos os pontos de coleta da Campanha do Agasalho.