Movimento dos Atingidos por Barragens promove agenda de atividades em alusão ao Dia da Amazônia
Porto Velho (RO), Altamira (PA), Belém (PA) e Sinop (MT) terão atividades culturais, como exibição de filmes, debates, atos e oficinas
Publicado 05/09/2023 - Atualizado 05/09/2023
Para marcar o Dia dia da Amazônia (05 de setembro), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) irá realizar uma série de atividades ao longo da semana nos estados de Rondônia, Pará e Mato Grosso. A data – que foi criada para homenagear a criação da Província do Amazonas em 1850 – hoje se tornou um dia para celebrar as riquezas da região e reivindicar políticas de proteção da sociobiodiversidade e o respeito à população que ocupa o território, especialmente as comunidades tradicionais.
Em diversas cidades da região haverá colagem de lambes em vias e bairros para denunciar o preço abusivo da luz, a violação de direitos dos atingidos por barragens e a necessidade de uma transição energética justa e popular na região.
Em Porto Velho (RO), haverá oficinas de lambe e exibição de filme no Esconderijo Bar e Livraria, participação no Ato dos Excluídos e uma noite cultural na Casa da Mata.
Já Altamira (PA) sediará um cine-debate, na Faculdade de Engenharia Florestal, na UFPA. O documentário exibido – “River Silence”, do diretor Rogério Soares – trata das violações de direitos sofridas pelos atingidos na construção da Hidrelétrica de Belo Monte no estado. O evento será promovido pelo CUCA da UNE Pará, junto aos estudantes, em parceria com defensores dos direitos humanos e ambientais da região.
Em Belém (PA), a série Arpilleras, construída por mulheres atingidas, fará parte da exposição Amazônia Desvelada, da Associação Fotoativa. A mostra abre na próxima sexta-feira, 08, na Praça das Mercês. Cinco peças serão expostas durante o evento: obras únicas costuradas por mulheres atingidas por barragens de diferentes estados do Brasil. Cada peça apresenta, de forma criativa e contundente, o testemunho das violações de direitos sofridas pelas autoras nos territórios afetados por barragens de norte a sul do país. Em Sinop (MT), haverá cine-debate e apresentação musical.
O Circuito Amazônia faz parte de uma rede de eventos pelo Brasil que mobiliza a população em defesa da floresta, dos rios e dos povos tradicionais.
Programação
Defender a Amazônia é defender a vida – Porto Velho (RO)
Dia 05/09 – 16h
Oficinas de materiais
Local: Esconderijo Bar e Livraria, Travessa Guaporé, 556, Centro, Porto Velho (RO)
Dia 06/09
Divulgação de vídeos e fotos nas redes sociais do SOMAR; MAB; Casa da Mata
Local: Esconderijo Bar e Livraria, Travessa Guaporé, 556, Centro, Porto Velho (RO)
07/09 – 8h
Participação no Grito dos Excluídos da Amazônia
Local: CPA, Av. Farquar, 2986, Porto Velho (RO)
08/09 – 17h
Exibição do Filme ” Jirau e Santo Antônio – Relatos de uma Guerra na Amazônia”, com bate-papo após o filme.
Local: Esconderijo Rock Bar, Porto Velho (RO)
09/09 – 20h
Noite Cultural “Nada para a Amazônia sem os Amazônidas. Amazônia em Pé”.
Atrações: memorial para os defensores da Amazônia, intervenções artísticas, músicas regionais, comidas típicas, venda de artesanato
Local: Casa da Mata, Rui Barbosa, 1697, Arigolândia, Porto Velho (RO)
Circuito Amazônia – Altamira (PA)
05/09 – 17h
Cine Debate: documentário “River Silence”, filme de Rogério Soares sobre as violações de direitos sofridas pelos atingidos na construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Ação será promovida pelo CUCA da UNE Pará e terá participação Elisa Estronioli, coordenadora do MAB.
Local: Auditório da Faculdade de Engenharia Florestal, na UFPA, Campus II.
Amazônia Desvelada – Belém (PA)
08/09 – 19h
Participação das Arpilleras na Exposição do Fotoativa “Amazônia Desvelada”
Local: Praça das Mercês, 10
Cine MAB Sinop (MT)
07/09 – 18h
Cine MAB “Diários de Motocicleta” + música ao vivo.
Local: Casa do MAB, Rua dos Buritis, Sinop (MT).