Via Campesina Brasil realiza III Seminário Diversidade Sexual e de Gênero

Entre os dias 14 e 17 de setembro a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) recebe o III Seminário Diversidade Sexual e de Gênero na Via Campesina Brasil

Foto: Emilly Firmino

O III Seminário Diversidade Sexual e de Gênero na Via Campesina Brasil, já consolidado como um espaço de debate e construção de conhecimento sobre questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero, promete reunir mais de 80 participantes de diferentes movimentos que constituem a Via Campesina, abordando temas que vão desde direitos humanos até interseccionalidade de lutas.

Ao considerar a evolução do seminário, torna-se evidente como essa terceira edição pavimenta a trajetória de aprendizado e engajamento que teve início nas edições anteriores. A Via Campesina, uma organização internacional que agrega povos do campo ao redor do globo, tem reconhecido a importância de incluir as pautas de diversidade sexual e de gênero em suas discussões. Esta edição em particular reforça a continuidade deste compromisso, abordando questões que impactam diretamente as vidas de pessoas LGBTI+.

O aspecto internacional do seminário traz à tona a compreensão de que a luta pelo respeito às diversidades sexual e de gênero transcende fronteiras geográficas e culturais. Ao promover intercâmbio de experiências e aprendizados entre diferentes contextos, o evento contribui para a formação de uma rede global de solidariedade e resistência. Afinal, as batalhas por igualdade e justiça para a comunidade LGBTI+ são universais, e a Via Campesina se firma como um espaço onde essas lutas podem ser conectadas e fortalecidas.

Os temas que serão abordados durante o seminário refletem a complexidade das questões em discussão e compreendem desde a dimensão dos direitos humanos LGBTQIA+ no contexto das políticas públicas do governo federal até a interseccionalidade entre luta de classes, superação do capitalismo, racismo e patriarcado, os debates prometem ser profundos e transformadores. O reconhecimento da existência e resistência das pessoas LGBTI+ indígenas em sua defesa pelo território sublinha a importância de reconhecer a pluralidade de identidades presentes nos movimentos do campo.

Foto: Emilly Firmino

O encontro também propõe explorar as contribuições do feminismo camponês e popular para a discussão sobre diversidade sexual e identidade de gênero. Ao trazer a perspectiva das mulheres para o centro do debate, o seminário desafia visões tradicionais e patriarcais que muitas vezes permeiam a luta LGBTI+.

O seminário, portanto, não é apenas um espaço de discussão, mas também uma oportunidade para vivências e trocas entre pessoas que compartilham lutas semelhantes. A importância deste aspecto reside na possibilidade de fortalecer a luta das pessoas LGBTI+ nos diversos movimentos que compõem a Via Campesina. Afinal, as vivências e aprendizados proporcionados pelo evento não apenas enriquecem o conhecimento individual, mas também fortalecem os laços de solidariedade que sustentam as lutas coletivas.

Segundo Luana Oliveira, que faz parte do Coletivo LGBTI+ da Via Campesina Brasil, “o Seminário é, sem dúvidas, um dos espaços formativos que a via Campesina proporciona às pessoas LGBTI no intuito de fazer formação política, fortalecer a pauta da diversidade sexual na luta dos povos, e na luta pelo território, intercambiar experiências com a luta dos povos de países da América Latina, e demais continentes do mundo, contribuindo na auto-organização, e na construção de um projeto popular e de soberania alimentar”.

Não há emancipação humana se os sujeitos que constroem a lutas estiverem baseados na cultura do machismo, LGBTI+fobia, racismo e individualismo. É necessário superar de maneira coletiva toda e qualquer forma de violência e o seminário, assim como a campanha permanente contra a LGBTI+fobia no campo, são espaços e processos fundamentais para novas relações humanas e o combate às violências.” — Luana Oliveira

As estatísticas fornecidas pelo Centro de Comunicação Dom Tomás Balduino (Cedoc-CPT) evidenciam a urgência dessa articulação e do diálogo que o seminário busca promover. Entre 2020 e 2022, foram registrados 10 casos de violência contra pessoas LGBTs no campo. Dentre esses casos, 3 pessoas enfrentaram ameaças de morte, 4 passaram por humilhação ou intimidação (sendo que uma delas foi preso), 1 sofreu tortura e 2 foram tragicamente assassinadas. É perturbador notar que as violências foram perpetradas por uma variedade de agentes, incluindo grileiros de terras, fazendeiros, empresários, polícia militar e até mesmo líderes religiosos.

Diante desse cenário, torna-se evidente que o seminário desempenha um papel vital na promoção da conscientização, resistência e busca por justiça para as pessoas LGBTI+ nas comunidades do campo, das águas e das florestas. Ao proporcionar um espaço para discussões profundas, troca de experiências e articulação internacional, o evento oferece uma plataforma poderosa para a construção de um movimento inclusivo e unificado que rejeita a violência e a opressão e busca um futuro de igualdade e dignidade para todos.

Foto: Emilly Firmino

O III Seminário Diversidade Sexual e de Gênero na Via Campesina Brasil se apresenta como uma etapa crucial na caminhada rumo à igualdade e respeito às diversidades nas comunidades do campo, das águas e das florestas. Ao conectar a luta LGBTI+ com questões de território, justiça social e ambiental, o seminário amplia o horizonte das discussões e reforça a mensagem de que, verdadeiramente, não há revolução sem a inclusão e reconhecimento das existências e resistências LGBTI+.

*Editado por Fernanda Alcântara

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 22/09/2023 por Arlla Xavier e Wesley Lima - MST

Via Campesina Brasil realiza Seminário e potencializa o debate da diversidade sexual e gênero nos territórios

Seminário contou com a presença de mais de 80 pessoas, com representações de outros seis países

| Publicado 07/07/2022 por Via Campesina

Coletivo LGBTI da Via Campesina Rondônia realiza 1º Seminário da diversidade sexual e de gênero da Via Campesina: Luta e resistência camponesa LGBTI em Rondônia

Seminário em Rondônia articulará luta e resistência camponesa LGBTI no estado articulando campo e cidade