Espírito Santo terá Subsecretaria de Agricultura Familiar comandada por nome ligado aos movimentos sociais do estado
MAB espera que órgão comandado pelo advogado Rogério Favoretti possa apoiar a reparação dos atingidos por barragens no Rio Doce
Publicado 21/06/2023 - Atualizado 21/06/2023
Na última segunda-feira, 19, representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB estiveram presentes na posse do ex-assessor parlamentar Rogério Favoretti como subsecretário da Agricultura Familiar na Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Aquicultura do Estado do Espírito Santo. Durante a solenidade, estavam presentes, além do secretário da pasta, autoridades como o deputado federal Helder Salomão (PT/ES), a deputada estadual Iriny Lopes (PT/ES), os superintendentes do INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e representantes de movimentos sociais, como o MEPS, o MST e o MPA, que compõem a Via Campesina no Espírito Santo.
A criação da pasta é uma conquista dos movimentos populares e deve possibilitar o avanço na construção de secretarias específicas para o fortalecimento da agricultura familiar e do campesinato – assim como da pesca, uma atividade econômica importante no estado e que emprega e alimenta muitas famílias.
Na Bacia do Rio Doce, o MAB espera contar com a estrutura da subsecretaria para encaminhar debates e avançar nas políticas públicas necessárias para a reparação do maior crime ambiental do Brasil.
“As populações que mais dependem do rio e do ambiente saudável são aquelas que vivem em contato direto com o mesmo – em especial, os agricultores familiares e pescadores. Recebemos, portanto, com entusiasmo, a criação da subsecretaria e a indicação do Rogério Favoretti, que tem um histórico impecável na luta pelo campesinato capixaba junto ao Movimento dos Pequenos Agricultores”, afirma João Paulo Izoton, coordenador do MAB no Espírito Santo.
Segundo Leomar Lírio, do Movimento dos Pequenos Agricultores no Espírito Santo, os movimentos sociais estão certos sobre o compromisso de Rogério com a luta popular e estão à disposição da subsecretaria para auxiliar na formulação das políticas de fortalecimento da agricultura e da pesca. “Precisamos reconhecer a importância de quem coloca alimento saudável na mesa das famílias capixabas”, afirma.
Para João Paulo, além da formulação e execução das políticas públicas voltadas para o público atendido pela secretaria, o MAB conta com o apoio da mesma na discussão sobre a “repactuação” – o novo acordo do Rio Doce que deve reformular as políticas e a estrutura da reparação do crime ambiental cometido pelas mineradoras Vale, Samarco e BHP Billiton no Rio Doce em 2015. “Com o Estado assumindo mais protagonismo, é hora de estreitar o contato com os atingidos organizados para podermos semear e colher direitos coletivos nesse contexto tão difícil, que é a reparação integral do Rio Doce”, concluiu.