MAB é homenageado na Câmara Municipal de Belém (PA)

Os integrantes da coordenação naciona do MAB Cleidiane Vieira e Iury Paulino, representando o Movimento, receberam o título de cidadãos de Belém.

Na tarde dessa segunda feira (22/11), o MAB recebeu títulos honoríficos da Câmara Municipal de Belém (PA).

A honraria “Cidadão de Belém” é um título concedido “pelos relevantes serviços prestados à Amazônia e especialmente a Belém do Grão Pará”. Já o diploma “Newton Miranda ” é por ter se destacado na promoção e conservação direitos sociais individuais e coletivos a habitação. Foram condecorados os militantes da coordenação nacional do MAB Cleidiane Vieira e Iury Paulino.

Naturais do Ceará, Cleidiane e Iury são atingidos pela barragem do Castanhão e contribuem há 11 anos com a luta dos Atingidos por Barragens na região Amazônica. Já moraram em Itaituba, no Tapajós, e Altamira, no Xingu. Estão há seis anos em Belém.

“Pra mim foi uma honra conceder o título a dois lutadores do MAB, esse movimento que é tão importante para a luta, para a resistência, sobretudo na Amazônia, onde os recurso naturais são explorados de maneira absolutamente irresponsável. O MAB é um movimento que garante dignidade para muitas famílias do Brasil”, declarou a vereadora L´ívia Duarte, responsável pela indicação do Movimento para receber as honrarias.

Para Cleidiane Vieira, “é muito gratificante para o MAB e sua militância terem o reconhecimento de sua luta em defesa da Amazônia, dos direitos humanos e por uma cidade mais justa e inclusiva”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 25/11/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MA

Relatório sobre rompimento de barragem em Aurizona (MA) é aprovado pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos

Documento sobre rompimento da barragem da Mineração Aurizona S/A – MASA denuncia violação do direito dos atingidos ao acesso ininterrupto à água potável; à informação, à participação e a um padrão digno de vida. Relatório também cobra ações de reparação por parte dos responsáveis

| Publicado 25/11/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Em decisão histórica, Justiça obriga CSN a pagar aluguel para famílias que vivem em área de risco em Congonhas (MG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pague aluguel a moradores vizinhos à Barragem Casa de Pedra, para que eles possam sair do local devido ao risco de rompimento

| Publicado 25/11/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Mulheres do Xingu denunciam violência e impunidade de pastor

O ato marcou o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres