MAB é homenageado na Câmara Municipal de Belém (PA)

Os integrantes da coordenação naciona do MAB Cleidiane Vieira e Iury Paulino, representando o Movimento, receberam o título de cidadãos de Belém.

Na tarde dessa segunda feira (22/11), o MAB recebeu títulos honoríficos da Câmara Municipal de Belém (PA).

A honraria “Cidadão de Belém” é um título concedido “pelos relevantes serviços prestados à Amazônia e especialmente a Belém do Grão Pará”. Já o diploma “Newton Miranda ” é por ter se destacado na promoção e conservação direitos sociais individuais e coletivos a habitação. Foram condecorados os militantes da coordenação nacional do MAB Cleidiane Vieira e Iury Paulino.

Naturais do Ceará, Cleidiane e Iury são atingidos pela barragem do Castanhão e contribuem há 11 anos com a luta dos Atingidos por Barragens na região Amazônica. Já moraram em Itaituba, no Tapajós, e Altamira, no Xingu. Estão há seis anos em Belém.

“Pra mim foi uma honra conceder o título a dois lutadores do MAB, esse movimento que é tão importante para a luta, para a resistência, sobretudo na Amazônia, onde os recurso naturais são explorados de maneira absolutamente irresponsável. O MAB é um movimento que garante dignidade para muitas famílias do Brasil”, declarou a vereadora L´ívia Duarte, responsável pela indicação do Movimento para receber as honrarias.

Para Cleidiane Vieira, “é muito gratificante para o MAB e sua militância terem o reconhecimento de sua luta em defesa da Amazônia, dos direitos humanos e por uma cidade mais justa e inclusiva”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 03/07/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Trabalhadores conquistam continuidade na isenção da Tarifa Social de Energia

Governo Federal anuncia a prorrogação da Medida Provisória 950/20 por mais 60 dias

| Publicado 11/06/2020

Atingidos distribuem mais de 500 cestas básicas no Amapá



O MAB no Amapá vem organizando as comunidades atingidas e lutando por reconhecimento de direitos e compensações, pelas mortes de peixes consequências dos empreendimentos hidrelétricos no rio Araguari, no município de Ferreira Gomes

| Publicado 11/06/2020

Lutar não é crime: atingidos e atingidas em defesa dos direitos humanos!

Decisão obtida pela Vale determina proibição de manifestações nas vias de acesso à Brumadinho

| Publicado 25/11/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MA

Relatório sobre rompimento de barragem em Aurizona (MA) é aprovado pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos

Documento sobre rompimento da barragem da Mineração Aurizona S/A – MASA denuncia violação do direito dos atingidos ao acesso ininterrupto à água potável; à informação, à participação e a um padrão digno de vida. Relatório também cobra ações de reparação por parte dos responsáveis

| Publicado 25/11/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Em decisão histórica, Justiça obriga CSN a pagar aluguel para famílias que vivem em área de risco em Congonhas (MG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pague aluguel a moradores vizinhos à Barragem Casa de Pedra, para que eles possam sair do local devido ao risco de rompimento

| Publicado 25/11/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Mulheres do Xingu denunciam violência e impunidade de pastor

O ato marcou o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres