No dia Dia Mundial da Água, MAB realiza ato político cultural nas redes

Atividade virtual também vai homenagear Dilma Ferreira, militante do movimento brutalmente assassinada em 2019, no Pará

Na próxima segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Plataforma Operária e Camponesa para a Energia realizam o ato político-cultural “Águas para a vida, soberania e controle popular”.

A atividade será transmitida pelas redes sociais do movimento às 18h30.

O ato busca denunciar as ofensivas de mercantilização e privatização da água e mostrar as diversas experiências de luta e resistência dos povos em defesa da água como bem comum. Além de atingidos e atingidas por barragens, o evento contará com depoimentos de trabalhadores do setor do saneamento e energia, lideranças religiosas, políticos, entre outros.

“Com 13% das reservas de água doce do mundo, o Brasil se encontra no centro da disputa geopolítica mundial pela água. Grandes transnacionais buscam transformar a água em uma commoditie e, além disso, avança o processo de privatização do saneamento. Nós, por outro lado, entendemos a água como um bem essencial à vida, um direito humano que deve ser garantido para todas e todos”, afirma Dalila Calisto, da coordenação do MAB.

Na ocasião, também será feita uma homenagem à memória de Dilma Ferreira Silva, militante do MAB e atingida pela hidrelétrica de Tucuruí. Dilma foi brutalmente assassinada em 22 de março de 2019 na região de Baião (PA), a mando do fazendeiro Fernando Ferreira Rosa Filho, por defender o direito à terra.

A atividade faz parte da Jornada de lutas do movimento e também da programação especial do aniversário de 30 anos de nacionalização do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 22/03/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

O uso da água na geração de energia: privatização e catástrofes “naturais”

A gestão privada do setor elétrico no Brasil ignora o interesse púbico na produção de energia e impõe diversos riscos à população a partir de uma gestão irresponsável dos reservatórios de hidrelétricas que resulta ora em risco de apagão, ora em inundação de bairros inteiros

| Publicado 22/03/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB participa do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA

No Dia Mundial da Água, começa o fórum alternativo organizado por movimentos sociais de todo o mundo que lutam contra a privatização do recurso

| Publicado 18/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Bahia

Na Bahia, MAB cobra direitos dos atingidos em reunião com secretaria do governo do estado

Em reunião na terça-feira (16), foram apresentadas pautas reivindicatórias do movimento em diferentes regiões