Atingidas por barragens no Amapá são homenageadas no 8 de março

As ações contaram com a doação de cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza, máscaras, jornais e calendários do MAB

No dia internacional de luta das mulheres, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou atividades com as atingidas por barragens nos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande, no Amapá. Estes municípios são atingidos pelas hidrelétricas de Ferreira Gomes, Cachoeira Caldeirão e Coaracy Nunes.

De acordo com Naísa Batista, da coordenação estadual do MAB no Amapá, “as ações foram para homenagear as mulheres atingidas pelas barragens e pelo o apagão de novembro de 2020 e também para homenagear o MAB que no dia 14 de março completa 30 anos de lutas e conquistas”. Ela ressalta que as atividades seguiram todos os protocolos de cuidados com relação à pandemia, com todas as participantes usando máscara e higienizando as mãos com álcool em gel.

A ação contou com apoio da Misereor através do projeto ” A luta de resistência dos Atingidos/as por Barragens defensores/as de direitos humanos pela vida e pela Amazônia”, realizado pelo MAB em parceria com a Associação de Proteção ao Meio Ambiente (APEMA).

Conteúdos relacionados
| Publicado 09/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

MAB denuncia acordo entre Vale e Estado em sessão paralela da Comissão de Direitos Humanos da ONU

No dia internacional de luta das mulheres, atingidos denunciam atuação do Estado e da Vale frente ao crime da mineradora em Brumadinho

| Publicado 11/03/2021 por Maurício Angelo - Observatório da Mineração

Vídeo de reunião indica possível suspeição do juiz responsável pelo caso do desastre de Mariana

“Nem se a Madre Teresa de Calcutá estivesse sentada no meu lugar conseguiria fazer uma decisão judicial 100% justa”, diz o juiz Mário de Paula Franco Júnior da 12ª Vara Federal de Minas Gerais a uma Comissão de Atingidos de São Mateus, no Espírito Santo.

| Publicado 10/02/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Pará

Ibama autoriza Belo Monte a desviar maior volume de água na Volta Grande do Xingu

Sob pressão, Ibama cede e autoriza Norte Energia a reduzir a vazão para a Volta Grande do Xingu, colocando em risco a vida na região.