Atingidas por barragens no Amapá são homenageadas no 8 de março

As ações contaram com a doação de cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza, máscaras, jornais e calendários do MAB

No dia internacional de luta das mulheres, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou atividades com as atingidas por barragens nos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande, no Amapá. Estes municípios são atingidos pelas hidrelétricas de Ferreira Gomes, Cachoeira Caldeirão e Coaracy Nunes.

De acordo com Naísa Batista, da coordenação estadual do MAB no Amapá, “as ações foram para homenagear as mulheres atingidas pelas barragens e pelo o apagão de novembro de 2020 e também para homenagear o MAB que no dia 14 de março completa 30 anos de lutas e conquistas”. Ela ressalta que as atividades seguiram todos os protocolos de cuidados com relação à pandemia, com todas as participantes usando máscara e higienizando as mãos com álcool em gel.

A ação contou com apoio da Misereor através do projeto ” A luta de resistência dos Atingidos/as por Barragens defensores/as de direitos humanos pela vida e pela Amazônia”, realizado pelo MAB em parceria com a Associação de Proteção ao Meio Ambiente (APEMA).

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 09/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

MAB denuncia acordo entre Vale e Estado em sessão paralela da Comissão de Direitos Humanos da ONU

No dia internacional de luta das mulheres, atingidos denunciam atuação do Estado e da Vale frente ao crime da mineradora em Brumadinho

| Publicado 11/03/2021 por Maurício Angelo - Observatório da Mineração

Vídeo de reunião indica possível suspeição do juiz responsável pelo caso do desastre de Mariana

“Nem se a Madre Teresa de Calcutá estivesse sentada no meu lugar conseguiria fazer uma decisão judicial 100% justa”, diz o juiz Mário de Paula Franco Júnior da 12ª Vara Federal de Minas Gerais a uma Comissão de Atingidos de São Mateus, no Espírito Santo.

| Publicado 10/02/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Pará

Ibama autoriza Belo Monte a desviar maior volume de água na Volta Grande do Xingu

Sob pressão, Ibama cede e autoriza Norte Energia a reduzir a vazão para a Volta Grande do Xingu, colocando em risco a vida na região.