O que o apagão do Amapá diz sobre a privatização do setor elétrico no Brasil

Empresa privada não tinha transformador reserva e foi socorrida pela Eletrobras, estatal que Bolsonaro quer vender


A crise de abastecimento elétrico que se arrasta no estado do Amapá desde o último dia 3 fortaleceu, no país, o debate contrário à privatização do setor. A Gemini Energy, empresa estrangeira que atua nos 14 municípios amapaenses atingidos pelo apagão, é alvo de críticas de diferentes lados por conta da falta de equipamentos para solucionar prontamente o problema, surgido a partir de um incêndio que atingiu a subestação de Macapá.

Diante das emergências do momento, a estatal Eletrobras foi convocada para socorrer o estado por meio da Eletronorte, subsidiária que contratou unidades termoelétricas para reabastecer o estado. O cenário acabou dando musculatura ao movimento antiprivatista no país, que ganhou um reforço com as iniciativas do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), diante do caos energético no Amapá.

Com base eleitoral no estado, o senador provocou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a fazer uma rígida apuração do ocorrido. No auge dos debates sobre o caso, ele chegou a defender que a empresa perca a concessão no Amapá e que a Eletrobras passe a controlar o parque elétrico da região. O senador também já vinha se mostrando contrário à venda da companhia pública e agora é apontado como um possível entrave aoprojeto do governo Bolsonaro de vender a estatal.

Enquanto se fortalece uma divergência entre Alcolumbre e os condutores da agenda econômica da gestão – especialmente o ministro Paulo Guedes, defensor da política de privatização –, especialistas e segmentos populares fortalecem o grito contra a privatização da Eletrobras.

A estatal, que começou a ser fatiada e vendida durante o governo Temer (2016-2018), é alvo de um projeto de lei que está paralisado no Congresso desde o final de 2019 por enfrentar resistência de parlamentares. Tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado é grande a resistência em permitir que o Estado se desfaça da companhia.

Com tudo privado, quem resolve?

Pressionados pelas bases populares, os opositores projetam problemas como risco à soberania nacional, já que energia é considerada uma área-chave para o desenvolvimento econômico e social e a Eletrobras controla estações em regiões de fronteira do Brasil com países vizinhos. Outra consequência indicada é o aumento da conta de energia.

A piora do serviço também é um argumento sempre presente no debate, reforçado pelo diretor da Associação dos Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobras (Aesel), Ikaro Chaves. “O que a gente tem visto, desde o princípio desse processo de privatização, ainda nos anos 1990, é que, invariavelmente, isso vem como precarização do serviço, aumento da tarifa.” 

“O consumidor não ganhou nada com a privatização. Pelo contrário, perdeu. A gente tem visto vários estados onde se tem situações de calamidade pública praticamente”, aponta, ao citar os casos do Amapá e de Goiás.

Neste último, a venda da empresa pública que atuava na região tem levado a problemas recorrentes com o serviço no estado, com quedas de energia que chegam a durar dias em diferentes municípios, conforme o Brasil de Fato já denunciou em reportagem de dezembro de 2019.

“A experiência tem mostrado pra gente o quanto esse processo é danoso pro país e pro consumidor, principalmente. E agora vem a situação do Amapá, onde o abastecimento é feito pela iniciativa privada. País nenhum do mundo entrega todo o controle do seu sistema elétrico pra iniciativa privada – no nosso caso, principalmente estrangeiros, pra deixar claro”, acrescenta Chaves, ressaltando que o avanço do capital privado no setor compromete a segurança energética do país.   

Amapá

No caso do Amapá, a companhia espanhola Isolux, que operava na região, havia entrado em recuperação judicial em 2016. Depois desse processo, a empresa mudou de nome e passou a atuar como Gemini Energy, sendo a responsável, desde janeiro de 2020, por 85,04% das linhas de transmissão da subestação em questão, enquanto 14,96% ficam a cargo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Em sua defesa, a companhia tem dito à imprensa que sua atuação tem sido no sentido de “estabilizar e reforçar a operação dos ativos”. Diz ainda que tem feito “vultosos investimentos” e que o retorno parcial da energia no Amapá nos últimos dias teria ocorrido por haver um “corpo técnico qualificado e pela rápida execução do plano de contingência” por parte da companhia e do grupo de trabalho governista envolvido na resolução da questão.

A Gemini afirma que as investigações sobre o colapso ocorrido no Amapá ainda estão em andamento, mas indica que a subestação de Macapá foi atingida por uma tempestade no dia 3, tendo incendiado na sequência. O incidente comprometeu os dois transformadores que estavam em operação no local. Um terceiro estava em manutenção havia meses e por isso não pôde ser utilizado de imediato para suprir o abastecimento na região.

Contradições

O contexto aguçou as críticas direcionadas ao serviço da iniciativa privada, chamando a atenção do país para as contradições do modelo, que é constantemente associado por atores políticos neoliberais a uma gestão mais eficiente das empresas.

Iury Paulino, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entidade que acompanha a situação de comunidades vulneráveis no Amapá e no restante do país, afirma que o colapso no estado não surpreendeu o grupo.

“A privatização do setor elétrico sempre foi sinônimo de apagão. Veja o que aconteceu no início dos anos 2000, o período de maior avanço na privatização no setor e que resultou naquele apagão que atingiu todo o Brasil e no racionamento de energia. Então, o que acontece no Amapá não é novidade”, resgata.

Agora, diante da situação que ainda se arrasta no estado, onde a maior parte dos municípios ainda não teve o problema totalmente solucionado, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fausto Augusto Junior, defende um freio na agenda privatista para evitar a venda da Eletrobras.  

“O sistema Eletrobras segura hoje boa parte do sistema de transmissão no Brasil. O processo de privatização da era FHC vendeu as pontas de distribuição, inclusive ali no Amapá, mas a interligação de todo o sistema é feita pela estatal. Vamos imaginar que aconteça em Itaipu o que aconteceu no Amapá, por exemplo. Você apaga metade do Brasil. É bastante preocupante colocar na mão da iniciativa privada e deixar isso avançar.”

Edição: Rodrigo Chagas

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 23/11/2023 por Roberta Brandão

“Energia não é mercadoria”: MAB denuncia reajuste abusivo de 44% no preço da luz no Amapá

Reajuste, que ainda irá passar por consulta pública, acontece três anos após o estado viver maior apagão da história do país

| Publicado 10/11/2020 por Daniel Giovanaz / Brasil de Fato

Biden e a Amazônia: manutenção da agenda de Salles ou nova forma de intervenção?

Bolsonaro ainda não saudou o novo presidente dos EUA, mas deve fazê-lo “na hora certa”, segundo as palavras de Mourão

| Publicado 06/11/2020 por Comunicação - Movimento dos Atingidos por Barragens

No quarto dia de apagão, população do Amapá sofre com falta de energia e água

“Estamos vendo as pessoas terem que ir buscar água no rio Amazonas, o comércio está todo fechado, muitos prejuízos, filas quilométricas nos postos de gasolina e nos grandes mercados que têm gerador”, conta atingido em Macapá