Atingidos pela Hydro-Alunorte protestam em Belém

Atingidos pelo crime da mineradora Hydro-Alunorte dos municípios de Barcarena e Abaetetuba (PA) fecharam a travessa Dom Romualdo de Seixas, em frente o Ministério Público Federal (MPF), em Belém (PA) […]

Atingidos pelo crime da mineradora Hydro-Alunorte dos municípios de Barcarena e Abaetetuba (PA) fecharam a travessa Dom Romualdo de Seixas, em frente o Ministério Público Federal (MPF), em Belém (PA) nesta terça-feira (17/02). A principal pauta foi o reconhecimento das comunidades ribeirinhas como atingidas pelo vazamento de rejeitos da mineradora, ocorrido em fevereiro de 2018, e o cumprimento do termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado em setembro daquele ano.

Além disso, os manifestantes, organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), cobraram que seja divulgado o resultado do exame toxicológico feito com os moradores para atestar a contaminação com metal pesado; a continuidade da distribuição de vale-alimentação e água mineral (atualmente suspensa), o cancelamento da operação da bacia DRS-2 da Hydro, que não tem licença da SEMAS, e que o governo do estado passe a se manifestar quanto às irregularidades cometidas pela empresa.

Os manifestantes apresentaram essas reivindicações para o procurador do MPF Ricardo Negrini, que deu alguns repasses do que está sendo feito com relação ao TAC, o comitê de acompanhamento e a contratação de assessorias técnicas. “O MAB tem uma preocupação particular quanto a este ponto, por conta do que vimos acontecer em Mariana e Brumadinho (MG) com o crime da Vale. É preciso criar mecanismos para assegurar a participação dos atingidos e não deixar a reparação se transformar em mais um negócio lucrativo para a empresa criminosa”, afirma Robert Rodrigues, da coordenação do MAB no Pará.

À tarde ocorreu um debate na Assembleia Legislativa do Pará sobre esse tema, com a participação da Comissão de Direitos Humanos da ALEPA e pesquisadores, além do MAB. As atividades fazem parte da preparação à Jornada de Lutas dos atingidos por barragens. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro