Nota do MAB em solidariedade aos atingidos das enchentes em São Paulo

Foto: Defesa Civil (Osasco) Nesta segunda feira (10), a população de São Paulo foi mais uma vez, fortemente, atingida pelas chuvas. Desta vez, as imagens mostraram como os impactos foram […]

Foto: Defesa Civil (Osasco)

Nesta segunda feira (10), a população de São Paulo foi mais uma vez, fortemente, atingida pelas chuvas. Desta vez, as imagens mostraram como os impactos foram ainda mais devastadores: alcançaram diversos pontos da região metropolitana da maior cidade do país, afetando milhares de pessoas. Importantes avenidas e as marginais alagadas, carros, casas, galpões, estabelecimentos comerciais e industriais embaixo d’água, revelando, assim, as enormes perdas econômicas para a capital paulista e também perdas materiais para famílias que aqui vivem.

A população da região metropolitana de São Paulo convive com um histórico de alagamentos, que é de longa data; por conta da enorme desigualdade social e territorial, são as famílias mais pobres que vivem nos locais de maior risco, onde não há infraestrutura, moradia e saneamento adequados. São essas pessoas, os mais pobres, que não têm outra escolha a não ser permanecer sob a ameaça permanente de alagamento das suas casas ou deslizamentos de terra, assim como constantes perdas materiais quando há fortes chuvas. É preciso destacar a ausência de planos emergenciais para atuar no socorro das famílias, medidas de proteção e diminuição dos riscos, assim como planos de reparação das perdas – o que revela o descaço das autoridades no planejamento urbano em relação às populações dos setores populares.

Nós do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) temos um histórico junto aos atingidos – que vivem situações de sofrimento com eventos semelhantes e sabemos das dificuldades das famílias, inclusive, em casos como os rompimentos de barragens como os de Mariana e Brumadinho, em que muitas vezes o lucro das empresas e o desinteresse dos governos em garantir os direitos do povo são colocados acima da vida das pessoas.

É dessa forma que o MAB se solidariza com as famílias que foram atingidas pelas enchentes em São Paulo, fazendo um chamado ao apoio de toda a população. O movimento se coloca à disposição para ajudar os atingidos, assim como também contamos com a atuação das autoridades para auxiliar as famílias a retomarem a vida. Entendemos que é com organização e luta que as populações atingidas conseguem garantir o direito a uma vida digna, segura, saudável e com suas perdas materiais reparadas. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro