MAB participa da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou nesta terça-feira (3) de uma Audiência Pública sobre o impacto dos resíduos tóxicos na saúde das populações mais pobres na Câmara dos […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou nesta terça-feira (3) de uma Audiência Pública sobre o impacto dos resíduos tóxicos na saúde das populações mais pobres na Câmara dos Deputados, e levou a denúncia sobre os impactos na saúde dos crimes de Mariana e Brumadinho.


 

A audiência, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmera dos Deputados, contou com a presença do relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) Baskut Tuncaksobre as implicações da gestão e eliminação ambientalmente racional de substâncias e resíduos perigosos.

O MAB denunciou os impactos na saúde dos atingidos, gerados pelos crimes nas bacias dos Rios Doce e Paraopeba, e o descaso das empresas.

Heider Boza, militante do MAB no Espírito Santo, representou o movimento na audiência e expressou que a denúncia se baseia em dois aspectos centrais: “sobre o impacto que esses resíduos tóxicos de mineração trazem para a saúde humana, e os problemas gerados pelos metais pesados, principalmente nos rios Doce e Paraopeba”.

A outra questão “tem a ver com o aceso às informações de forma independente. No caso do Rio Doce são quatro anos que estamos pleiteando e negociando com as empresas as assessorias técnicas independentes. Na hora da contratação das entidades escolhidas pelas comunidades as empresas estão alegando controversas que conflitam com o que elas mesmas assinaram anteriormente, gerando uma situação inaceitável, que gera muita incerteza nas famílias atingidas”, explica o militante do MAB.

Boza denuncia a falta de informações: “essa situação faz com que a gente siga de fato sem estudos que expliquem os problemas de maneira ampla, e que permitam assessorar às comunidades atingidas com informações relacionadas a saúde, meio ambiente, economia e modos de vida, tanto no crime da Bacia do Rio Doce, quanto do Paraopeba”.

E acrescenta: “Essa situação também é muito grave no caso do derramamento de óleo, onde as informações estão ainda mais ocultas e nem sequer se sabe nem se averiguou, de fato, quem colocou esses resíduos no litoral nordestino e agora no litoral do Espírito Santo, assim como não se sabem os efeitos reais que isso vai poder causar de modo crônico e agudo para quem está em contato com esses rejeitos”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro