Espírito Santo marca do dia 5 de novembro em luta

No dia em que se completam 4 anos do crime da Samarco/Vale/BHPBilliton no Rio Doce, cerca de 500 atingidos paralisam a rodovia estadual ES-248 na altura da barragem do rio […]

No dia em que se completam 4 anos do crime da Samarco/Vale/BHPBilliton no Rio Doce, cerca de 500 atingidos paralisam a rodovia estadual ES-248 na altura da barragem do rio Pequeno, em Linhares-ES. Escolhemos este local para denunciar a injustiça e a ineficiência do processo de reparação que, passados 4 anos desde o crime, não resolveu sequer o problema que é o risco de contaminação da Lagoa Juparanã, a segunda maior em volume de água do Brasil.

A Fundação Renova – um arranjo criado à revelia das vítimas do crime pelos governo federal e estadual de ES e MG, além das empresas criminosas – ao mesmo tempo em que gasta com propaganda e inunda de fakenews os veículos de comunicação tradicionais do estado não consegue explicar como não concluiu sequer o programa de cadastro, o primeiro previsto no seu escopo de ações.

Como consequência direta disso ainda temos pessoas lutando para serem reconhecidas como atingidos, disputando o auxílio emergencial e o direito à uma indenização.

Reféns desse processo que mistura incompetência, má vontade e autoritarismo, os atingidos mobilizados exigem uma reunião com o Conselho Consultivo da Renova – formado por representantes das empresa (VALE, BHP e Samarco) e que tem o real poder de voz na Fundação.

Todas as câmaras técnicas da fundação e mesmo o Comitê Interfederativo – as instâncias as quais os atingidos começaram a ter acesso somente esse ano – estão subordinadas ao Conselho Curador que é quem realmente manda em toda estrutura da Fundação Renova.

Curiosamente, é quem menos desenvolve relações com os territórios e atingidos.

Neste sentido, o sofrimento das vítimas é esquecido e o direito a voz no processo de reparação daqueles e daquelas que tiveram suas rotinas e modos de vida radicalmente alterados pela chegada da lama é, se não totalmente negado, pelo menos negligenciado.

Outra pauta que os atingidos organizados trazem neste 4º ano de crime é a contratação das Assessorias Técnicas: pensadas para equilibrar a balança entre atingidos e empresas criminosas – essas já assessoradas pela Fundação Renova e o aparato técnico que mobiliza – as Assessorias Técnicas deveriam capacitar e qualificar os atingidos para a participação nos programas e da governança da Fundação.

Passado mais de um ano da escolha das AT´s na maioria dos territórios do ES e MG, a contratação ainda depende da negociação com as empresas que, quanto mais demoram em contratar as AT´s, mais liberdade tem para fazer o que querem na estrutura de governança que elas criaram.

A demora na contratação das AT´s faz com que o poder público e os atingidos que participam das estruturas de governança em última instância trabalhem para a Fundação Renova – já que a mesma tem a liberdade de só executar o que o Conselho Consultivo delibera, e tem à sua disposição centenas de técnicos, empresas de consultoria terceirizadas e redes de pesquisadores contratadas com garantia de sigilo e confidencialidade, o que garante que as informações divulgadas sejam somente àquelas do seu interesse, comprometendo a tomada de decisão dos atingidos e do próprio Poder Público.

Por fim, entendendo essa sobrecarga que a Fundação Renova traz inclusive para o setor público, reivindicamos também uma reunião com o governador do Estado, Renato Casagrande.

Se a Fundação Renova foi criada como uma barreira entre os atingidos e as empresas responsáveis pelo crime – isolando a vontade das vítimas da responsabilidade dos criminosos – não podemos aceitar que o governo do Estado vire as costas para os cidadãos atingidos, estes o elo frágil desta corrente de governança criada à revelia destes últimos. Apesar de já ter se reunido diversas vezes com a Fundação, o governador ainda não teve um momento de escuta com os atingidos. Conhecendo a prática da Fundação Renova, nos preocupa o tipo de relatório apresentado que, a julgar pelas peças publicitárias que ela divulga nos veículos de comunicação e redes sociais, tem pouco compromisso com a verdade.

Para cumprir portanto a nobre função do Estado – que é proteger o fraco da agressão do forte e proteger o conjunto da sociedade da ganância de entes privados que a botam em risco pelo lucro, consideramos essencial este momento para qualificar a intervenção do governo do Estado do Espírito Santo no processo de governança da Fundação Renova e de gestão do crime.

A exemplo do que vem acontecendo na questão do derramamento de óleo no nordeste que se aproxima perigosamente do Espírito Santo, entendemos que só o povo esclarecido e organizado pode fazer frente à desastres deste tipo. A partir dessa compreensão, consideramos essencial a participação dos atingidos no processo de tomada de decisão, respeitando-se a centralidade do sofrimento da vítima em qualquer processo de reparação de danos decorrentes destes graves crimes ambientais.

 

“Nem lama, nem óleo: Águas para a Vida!”

Linhares, 05 de novembro de 2019.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro