Na 25ª edição, Grito dos Excluídos denuncia que “esse sistema não vale”

Com atos de rua, rodas de conversa, aulas públicas, intervenções artísticas, evento será organizado em todo o país no dia 7 de setembro  Em coletiva de imprensa, a 25ª edição […]

Com atos de rua, rodas de conversa, aulas públicas, intervenções artísticas, evento será organizado em todo o país no dia 7 de setembro 

Em coletiva de imprensa, a 25ª edição do Grito dos Excluídos foi lançada na tarde desta terça-feira (03) na sede da CNBB em São Paulo. Com o lema “Esse sistema não vale”, representantes de movimentos populares e igreja católica trouxeram a pauta da articulação, que irá realizar atos por todo o país no dia 7 de setembro. 

Dom Pedro Stringhini ressaltou que, com o Grito, a data é celebrada de modo diferente. Segundo o religioso, a manifestação traz um viés popular, conscientizador e promove a cidadania. “Este ano, o fator de defesa da vida e do planeta está evidente com a realidade da Amazônia”, aponta. “Queremos uma sociedade que seja socialmente justa, politicamente democrática e ecologicamente sustentável”, afirma o representante da CNBB.

Pescadora, ribeirinha e atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), Regiane Soares Rosa falou dos ataques da Vale sobre a vida dos atingidos. “A morte do rio Doce prejudicou todas as famílias da minha comunidade, ficamos sem trabalho, sem fonte de renda, sofrendo as consequências de termos perdido o nosso rio”, denuncia a militante do MAB, Movimento dos Atingidos por Barragens. Regiane, que agora vive em Brumadinho, compartilhou o atual momento após o cirme: “hoje, a cidade vive um caos, muitos jovens tentam suicídio por não suportarem aquela realidade”, desabafa a atingida.  

Para Jardel Lopes, da organização da 32ª Romaria dos Trabalhadores, a perda de direitos trabalhistas e o desmonte da previdência no último período é preocupante. “Diante de toda a maldade desse sistema, nos resta a esperança da organização do povo, nos resta a teimosia”, diz Lopes. Professor do Instituto de Economia da Unicamp, Eduardo Fagnani, trouxe a reflexão sobre o atual sistema político econômico: “qual o futuro nós queremos?”. Fagnani ressalta que o Brasil é um país que exclui as mulheres, os negros e os jovens e que é latente a desigualdade de acesso aos serviços essenciais. 

Daiane Hohn, da coordenação nacional do Grito dos Excluídos, falou sobre os 25 anos da articulação do Grito em defesa da classe oprimida e pontuou a construção desta edição: “começamos o ano com um crime, reincidente, em Brumadinho e agora vemos as queimadas na Amazônia; convidamos toda a população a dar um grito de independência por democracia, soberania, contra a retirada de direitos e pelo direito à vida”, convoca Daiane.   

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro