Em SC, atingidos pela UHE São Roque ocupam canteiro de obras e pedem reparação

  Na manhã desta terça feira (03), atingidos pela UHE São Roque, localizada no rio Canoas entre os municípios de Vargem e São José do Cerrito, gerida pelo consórcio São […]

 

Na manhã desta terça feira (03), atingidos pela UHE São Roque, localizada no rio Canoas entre os municípios de Vargem e São José do Cerrito, gerida pelo consórcio São Roque Energética e pela empresa Engevix/Nova Engevix, ocuparam a barragem. No canteiro de obras, eles revindicam negociação para discutir a reparação dos direitos violados.

Já são seis anos de luta deste o início das obras e três anos que a construção da barragem está paralisada, sem processos de indenização e reparação. Em reuniões com a empresa, os pontos de reivindicação não avançaram e, portanto, os atingidos se encontram em situação de emergência exigindo a imediata compra de terra para reassentamento, além do reconhecimento de direitos negados e a revisão dos valores das indenizações e reparações.

 

A constante violação de direitos humanos, com ausência do estado e da atuação das empresas, resulta em sofrimento, angustia e desespero das famílias por, no curto prazo, não existir possibilidade de soluções. É o caso de uma atingida que, quando estava grávida, foi despejada à força de sua casa, onde residia há 40 anos. Hoje, ela vive na cidade com o aluguel social, longe da terra que é sua fonte de renda e representa o seu modo de vida. A atingida permanece em luta no acampamento para conquistar direito ao reassentamento coletivo, assim como outras 43 famílias de agricultores que, aguardando reparação, têm dificuldades de se manterem.

Para entender o caso

A Hidrelétrica de São Roque, gerida por meio do consórcio São Roque Energética e pela empresa Engevix, está em pauta desde antes de 2009, quando iniciaram os estudos de viabilidade e licenciamento da obra na região. Este empreendimento já impactou a vida de aproximadamente 700 famílias de cinco municípios catarinenses.

Diversas famílias que vivem à beira dos rios que serão represados não têm os direitos humanos garantidos, a justa restituição das perdas e o direito à indenização equiparada aos valores de mercado garantidos nem pelo estado nem pela empresa.

Desde o início de construção das obras, inúmeras tratativas se iniciaram com o consórcio para que fossem evitados casos de violação de direitos, mas a empresa adotou uma postura intransigente na relação com os atingidos. Foram criados obstáculos para que a população pudesse escolher as formas de compensação, indenização e restituição das perdas ou danos; além da violação permanente de garantia de acesso a informações e de participação em todo o processo.

Aproximadamente 100 famílias enxergaram a necessidade de levantar o acampamento rotativo nas proximidades do canteiro de obra para sensibilizar a empresa responsável pela barragem, bem como as autoridades e demais setores da sociedade civil para pressionar pelo cumprimento dos direitos.

A negociação coletiva está atravancada desde a paralisação das obras, em 2016, motivada por crise financeira, segundo a empresa. Ao longo dos anos, o MAB realizou reuniões e promoveu denúncias ao Ministério Público Federal do município de Caçador para que o órgão interpelasse junto à empresa no reconhecimento dos direitos dos atingidos.

Atualmente, 43 famílias permanecem com seus direitos negados pela empresa com perdas continuadas de padrão e modo de vida, com o direito à melhoria contínua de condições de vida interrompido pela UHE São Roque.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro