Em audiência com governador, Política estadual para atingidos por barragens avança no Ceará

MAB apresentou a PEAB e demais reivindicações ao governador Camilo Santana que se mostrou favorável ao andamento da proposta   “Sou simpático a uma lei estadual para atingidos por barragens”, […]

MAB apresentou a PEAB e demais reivindicações ao governador Camilo Santana que se mostrou favorável ao andamento da proposta

 

“Sou simpático a uma lei estadual para atingidos por barragens”, esse foi o posicionamento do Governador Camilo Santana (PT/CE) sobre a Política Estadualde Direitos dos Atingidos por Barragens e Transposições de Águas (PEAB). Camilo autorizou o andamento da proposta junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).

Nessa quinta-feira (29), em audiência no Palácio da Abolição, o governador recebeu o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) com o objetivo de discutir a pauta de reivindicações dos atingidos do estado.

Entre as reivindicações apresentadas, estão ações no âmbito de políticas e programas socioeconômicos de abrangência estadual e ações de desenvolvimento regional nas bacias hidrográficas do Ceará.

Para José Josivaldo, da coordenação nacional do MAB, “a reunião foi positiva e de grande importância nesse momento histórico, já que o governador aprovou a proposta de política para os atingidos, avançando também para o tema da segurança para a população ameaçada por rompimento de barragens no Ceará”.

O governo também se comprometeu em atender reivindicações históricas das populações atingidas no Ceará, como projetos de abastecimento de água, reassentamentos de famílias atingidas pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), assim como o apoio a capacitação de jovens e mulheres, fomentando a geração de renda.

Para Josivaldo “é importante destacar que mesmo num período de crise econômica e desemprego nacional e internacional, é possível atender as demandas de quem mais precisa quando o governo assume a responsabilidade com seriedade como o Camilo vem fazendo”.