CPI de Brumadinho recebe denuncias de moradores de Congonhas sobre a CSN
Congonha recebeu na última segunda, 01 de julho, a reunião da CPI de Brumadinho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais-ALMG, que investiga as razões do crime da mineradora Vale, com […]
Publicado 02/07/2019
Congonha recebeu na última segunda, 01 de julho, a reunião da CPI de Brumadinho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais-ALMG, que investiga as razões do crime da mineradora Vale, com o rompimento da barragem de Córrego do Feijão no dia 25 de janeiro deste ano.
Convocada pelo Deputado Federal Júlio Delgado, a reunião aconteceu das 10h às 14 horas, com a participação dos atingidos ameaçados pela barragens da CSN no município, dos bairros Cristo Rei e Residencial. Estiveram também a Deputada Estadual Beatriz Cerqueira, o prefeito de Congonhas, vereadores e o Ministério Público. A reunião da CPI foi o primeiro momento que representantes da mineradora CSN participaram de uma atividade pública e dialogaram com a população ameaçada.
Os atingidos apresentaram para a CSN as suas reivindicações, principalmente a exigência de remoção voluntária assistida pela empresa. A mineradora, no entanto, segue com sua posição de descaso com a população, afirmando que não há necessidade de retirada das famílias pois está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da barragem.
Mas os atingidos reforçam a necessidade de garantia da remoção, já que seguem em situação de medo, insegurança e incertezas sobre suas vidas. Organizadas desde 2011, a população de Congonhas comemora a realização da reunião e segue em luta.