CPI de Brumadinho recebe denuncias de moradores de Congonhas sobre a CSN

Congonha recebeu na última segunda, 01 de julho, a reunião da CPI de Brumadinho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais-ALMG, que investiga as razões do crime da mineradora Vale, com […]

Congonha recebeu na última segunda, 01 de julho, a reunião da CPI de Brumadinho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais-ALMG, que investiga as razões do crime da mineradora Vale, com o rompimento da barragem de Córrego do Feijão no dia 25 de janeiro deste ano.

Convocada pelo Deputado Federal Júlio Delgado, a reunião aconteceu das 10h às 14 horas, com a participação dos atingidos ameaçados pela barragens da CSN no município, dos bairros Cristo Rei e Residencial. Estiveram também a Deputada Estadual Beatriz Cerqueira, o prefeito de Congonhas, vereadores e o Ministério Público. A reunião da CPI foi o primeiro momento que representantes da mineradora CSN participaram de uma atividade pública e dialogaram com a população ameaçada.

Os atingidos apresentaram para a CSN as suas reivindicações, principalmente a exigência de remoção voluntária assistida pela empresa. A mineradora, no entanto, segue com sua posição de descaso com a população, afirmando que não há necessidade de retirada das famílias pois está “tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da barragem”.

Mas os atingidos reforçam a necessidade de garantia da remoção, já que seguem em situação de medo, insegurança e incertezas sobre suas vidas. Organizadas desde 2011, a população de Congonhas comemora a realização da reunião e segue em luta.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro