MAB participa de Assembleia por justiça climática nos EUA
Reunião da CJA, sigla em inglês para ‘Aliança pela Justiça Climática’, foi realizada no final de março em Albuquerque, no estado do Novo México, Estados Unidos. A atividade contou […]
Publicado 12/04/2019
Reunião da CJA, sigla em inglês para ‘Aliança pela Justiça Climática’, foi realizada no final de março em Albuquerque, no estado do Novo México, Estados Unidos.
A atividade contou com a presença de diversas organizações que atuam na pauta das Mudanças Climáticas. O Movimento dos Atingidos por Barragens participou do evento. Além de organizações norte-americanas, também estiveram presentes representantes de países convidados como o Brasil, Equador, Haiti, Fiji e Porto Rico.
A CJA elencou pontos da agenda de prioridades de ação no próximo período e pontuo as linhas de ação da organização. O coordenador do MAB, Ubiratã de Souza Dias, que participou da assembleia, destacou a importância deste tipo de resistência.
“Fico feliz de encontrar aqui nos Estados Unidos, no centro da sociedade capitalista, tantas pessoas e organizações preocupadas com os danos que o modelo econômico atual impõe aos seres humanos e ao ambiente” comenta o militante.
Encontro Continental “Água e Energia”
Ainda em estadia nos EUA, o MAB, juntamente com a organização “It Takes Roots”, realizou no dia 31 de Março o “Seminário Água e Energia”.
A atividade teve como objetivo compartilhar elementos da conjuntura do Brasil e dos EUA, em um complexo momento global, e também socializar análises sobre questões e lutas envolvendo água e energia nos dois países.
O seminário cumpriu ainda a tarefa de estimular a participação das organizações norte-americanas no Encontro Continental Sobre Água e Energia. O encontro será no Panamá, de 23 a 28 de setembro deste ano, reunindo organizações sociais da América do Sul, América Central, Caribe e América do Norte. No dia 26 de setembro, os movimentos celebram os três anos de lançamento do MAR, o Movimiento de Afectados por Represas en América Latina.