3 anos sem Nicinha e sem justiça!

Após 3 anos do assassinato de Nicinha, o assassino, mesmo sem condições financeiras, ingressa com recursos caros para recorrer da condenação e a Justiça não dá respostas aos problemas da […]

Após 3 anos do assassinato de Nicinha, o assassino, mesmo sem condições financeiras, ingressa com recursos caros para recorrer da condenação e a Justiça não dá respostas aos problemas da comunidade atingida por qual ela lutava

Foto: Gabriel Bicho

 

Há 3 anos atrás, no dia 7 de janeiro de 2016, Nilce de Souza Magalhães desapareceu do acampamento de pescadores atingidos pela hidrelétrica Jirau que ficava na antiga Mutum Paraná, comunidade removida para a formação do reservatório da usina. Somente em 21 de junho, mais de 5 meses depois, alguns de seus vestígios mortais seriam encontrados.

Nicinha era conhecida na região onde morava desde criança, e como liderança do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) denunciava e pressionava junto a comunidade de Abunã a realocação das famílias para um local seguro e a reparação aos danos provocados às famílias de pescadores tradicionais e agroextrativistas atingidos do rio Madeira.

Dos três réus apontados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Rondônia, dois obtiveram a suspensão condicional do processo no Tribunal do Júri e depois a transação penal. Oziel Pessoa da Silva e Leonardo Batista eram acusados de contribuir com a ocultação do cadáver e da arma utilizada. Já Edione Pessoa da Silva foi condenado pela prática do homicídio.

Antes do crime, Edione e sua família passavam grandes dificuldades, viviam em condições precárias e por vezes contaram com apoios assistenciais. A própria Nicinha e o MAB, ajudavam, buscando cestas básicas, água potável, lona para manutenção dos barracos, entre outros itens. Porém durante o processo, Edione chegou a trocar de advogado e chegou até mesmo a ingressar com um recurso especial no Supremo Tribunal e Justiça (STJ) durante o cumprimento de sua pena.

Mais recentemente, no final do ano passado, Edione conseguiu uma autorização de permuta para que seja transferido para o Estado do Acre, justamente onde foi encontrado tentando cruzar a fronteira depois de fugir do presídio em que aguardava seu julgamento.

Se até agora não ficaram claro os motivos que levaram Edione a praticar o homicídio, pois apresentou versões diferentes, contraditórias e desconexas, outra dúvida salta aos olhos de quem acompanha este caso: quem tem pago os serviços de advocacia do condenado? A resposta desta pergunta também poderia responder o que a polícia e o Ministério Público de Rondônia descartaram durante toda a investigação: existem e quem são os mandantes?

Se a Justiça não tem dado respostas suficientes para a elucidação do assassinato, também não tem contribuído na solução do passivo socioambiental na comunidade onde Nicinha vivia. Desde 2015, os moradores de Abunã aguardam o consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR) realocar os atingidos que estão em local de risco, conforme determinações impostas pela Agência Nacional de Águas (ANA), que chegou a ingressar na Justiça Federal para que a empresa atenda às condições da agencia reguladora. Da mesma forma os pescadores aguardam há anos que a Justiça Federal decida sobre a Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Federal em defesa das famílias de pescadores atingidas de Abunã.

Sem Justiça não há caso encerrado!

Nicinha, presente!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 12/02/2019

Quanto VALE o São Francisco?