Salto da Divisa, a cidade sobre as águas

Buracos enormes abrindo no asfalto, casas desabando, paredes rachadas e ruas desniveladas. Os moradores da cidade de Salto da Divisa- MG, situada no Vale do Jequitinhonha, lidam com esta realidade […]

Buracos enormes abrindo no asfalto, casas desabando, paredes rachadas e ruas desniveladas. Os moradores da cidade de Salto da Divisa- MG, situada no Vale do Jequitinhonha, lidam com esta realidade no seu dia a dia, durante anos.

O município é atingido pela Barragem de Itapebi construída há 20 anos na cidade de mesmo nome. A barragem é propriedade da empresa espanhola Iberdrola e do grupo Neoenergia. Para sua construção foi inundado um bairro, diversas casas e várias famílias foram expulsas de suas residências, indenizadas injustamente, desrespeitadas e desconsideradas.

Além de diversos problemas que precisam lidar cotidianamente devido a construção da barragem, a população de Salto da Divisa vive atualmente uma consequência assustadora, a inundação das terras abaixo da cidade, ou seja a formação de um lençol freático por baixo do município.

Weslley de Morais, professor universitário e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens- MAB, explica que quando a barragem foi construída e o “lago da barragem” encheu, seu volume chegou a 120 metros, 80 metros acima da previsão inicial, que era apenas 40 metros. “Quando fecharam as comportas da barragem, há 20 anos, a população da cidade ficou olhando de longe e chorando bastante, alguns inclusive passaram muito mal”, relata.

Com uma grande quantidade de água retida em um lago que não aguenta o volume muito alto, as águas começaram a invadir o solo, criando lençóis freáticos embaixo da cidade. Em alguns pontos do município, é possível encontrar água a apenas 6 metros da superfície quando é feita a perfuração para a abertura de poços artesianos.

Como consequência, as casas e ruas da cidade têm sido abaladas, criando buracos em paredes, desabamento de muros, e praças com verdadeiras crateras. A casa da moradora Edileia Aparecida Vilela já teve seis de suas paredes desmoronadas e não tem para onde ir. Hoje vive no último cômodo que restou de sua residência, correndo sérios riscos. Outro exemplo é o de D. Lina, com mais de 70 anos, que se feriu recentemente quando uma telha de sua casa caiu em sua cabeça.

Desde 2015, com a presença do MAB, os moradores lutam com a empresa para reconhecer o problema e tomar providências. Segundo Weslley, é comum a empresa não receber os atingidos ou atender as ligações, agindo propositadamente com descaso.

A justificativa da empresa é sempre a mesma, usa como respaldo a “Lei do Lava-pés”, assinada na Câmara Municipal quando a barragem foi construída. Segundo a lei, o grupo Neoenergia tem responsabilidade apenas por aqueles que vivem em até 100 metros de proximidade do lago, desconsiderando quase todo o município atingido.

A população segue em luta e vigilante, cobrando do poder público e do grupo Neoenergia a sua responsabilidade com os moradores de Salto da Divisa.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro