Nota de pesar pelo falecimento da Vó Gabriela de Pimental

Uma parte da história do Tapajós se despede de amigos, familiares, companheiras e companheiros de luta. Maria Bibiana da Silva, mais conhecida como Vó Gabriela, faleceu ontem às 9h, aos […]

Uma parte da história do Tapajós se despede de amigos, familiares, companheiras e companheiros de luta. Maria Bibiana da Silva, mais conhecida como Vó Gabriela, faleceu ontem às 9h, aos 110 anos de idade.

A moradora mais antiga da comunidade de Pimental (Trairão-PA) nasceu em 2 de dezembro de 1907 na cidade de Mercejana, no Ceará e veio para o Pará em 1917.  Neste mesmo ano, ainda criança, chegou em Pimental, às margens do Rio Tapajós, e enfrentou as maiores adversidades para criar raízes em meio à floresta amazônica.

Vó Gabriela simboliza a resistência e a luta do povo da Amazônia. Foi parteira e cuidava das mulheres com muito carinho no trabalho de parto, sabia fazer remédios caseiros, era pescadora, se dedicava ao roçado, caçava junto com seu pai e dedicou um bom tempo de sua vida trabalhando nos seringais.

Vó Gabriela é a prova de que para viver não precisa da construção de grandes hidrelétricas no Rio Tapajós e nem na Amazônia como um todo. Ela sempre nos perguntava: “se sair essa barragem aí de São Luiz do Tapajós, onde vão colocar toda essa gente da comunidade? A vida sossegada aqui não tem preço, não precisamos de barragem”.

Quando se falava da organização da comunidade para permanecer no seu território, Gabriela dizia: “Uma andorinha só não faz verão, meus pais me ensinaram isso e isso vale para toda a vida, pode ser morando no mato ou na cidade, a união é o mais importante e a comunidade precisa estar unida”. E foi com muita união, organização e luta que os ribeirinhos, indígenas e as populações do Tapajós conseguiram o cancelamento do projeto de São Luís do Tapajós.

Vó Gabriela cumpriu sua missão. Ela é a energia que se renova dentro de cada um de nós que dia a dia lutamos por nossos direitos e por uma sociedade justa e igual para todo mundo. Que sua história seja exemplo de vida e ferramenta de luta para resistir àqueles que querem nos alagar.

Nós do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) desejamos força e coragem para toda a família e amigos da dona Maria Bibiana. A vida segue e nós que nessa terra ficamos temos uma grande tarefar de manter a memória e o legado dessa grande mulher sempre vivos.

Vó Gabriela vive!

Sempre! Sempre! Sempre!   

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro