Pela liberdade de Lula, militantes iniciam greve de fome e cobram justiça no STF

Por Gustavo MarinhoDa Página do MST Seis militantes dos movimentos populares iniciam, às 16h desta terça-feira (31/7),  uma greve de fome por tempo indeterminado no Supremo Tribunal Federal (STF). A […]

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Seis militantes dos movimentos populares iniciam, às 16h desta terça-feira (31/7),  uma greve de fome por tempo indeterminado no Supremo Tribunal Federal (STF). A manifestação cobra justiça no Poder Judiciário e exige a liberdade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Para Jaime Amorim, integrante da direção nacional do MST e um dos seis grevistas, a greve de fome é um instrumento extremo de batalha política. “Nesse momento da história que vivemos, lançamos mão desse instrumento para salvar o país do caos que ele está. Não podemos deixar o país regredir”, disse Amorim.

Ainda de acordo com Amorim, a greve de fome apresenta dois objetivos centrais na conjuntura atual. “O primeiro objetivo é denunciar a situação de miséria que está se agravando a cada dia em nosso país, debatendo com a sociedade sobre a fome, sobre a violência, sobre o desemprego e todas as consequências do golpe. O segundo objetivo é discutir a democracia, debatendo os Poder Judiciário e a liberdade de Lula. Nossa greve de fome inicia por tempo indeterminado e o seu fim será no dia em que Lula for solto e puder disputar as eleições”, explicou.

Junto com Jaime Amorim, somam-se à greve de fome Frei Sérgio e Rafaela Santos, militantes do MPA; Vilmar Pacífico e Zonália Santos, do MST; além de Luiz Gonzaga (Gegê), da CMP.

Para Frei Sérgio, o fim da greve de fome cabe aos ministros do Supremo Tribunal Federal. “Nós podemos passar fome por um gesto consciente de luta, mas se continuarmos nesse modelo de país, a fome será uma imposição para diversos brasileiros e brasileiras. Para o povo, o símbolo da esperança para mudar essa situação é Lula”, completou.

Hora de reagir

Rafaela Alves, do MPA, reafirmou a necessidade de que em todos os lugares onde estão os trabalhadores e trabalhadoras está a tarefa de fazer luta. “Jejuns comunitários, ações de solidariedade, dias de ato e mobilização em qualquer canto que a gente esteja. O mais importante é o povo entender que nós estamos em um momento bastante decisivo da história e nós precisamos dizer para o Poder Judiciário que não é justo o que ela está fazendo. Devemos dizer que Lula tem que estar livre e ser o presidente do nosso país”, reforçou a grevista.

    “A nossa greve de fome se soma as tantas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras em defesa da democracia e por Lula livre. Nós estaremos em greve de fome até o dia em que a gente conseguir ter parte dessa batalha vencida”, concluiu Rafaela.

Para João Pedro Stedile, também da direção nacional do MST e da Frente Brasil Popular, uma grande agenda de lutas e mobilizações da classe trabalhadora está articulada para os próximos dias em todo o país.

    “As ações dos próximos dias representará uma diversidade de ações em todo o país no sentido de garantir os direitos do povo brasileiro, articulado no Comitê Nacional Lula Livre e no conjunto das organizações da Frente Brasil Popular”, destacou Stedile.

De acordo com Stedile, além da greve de fome por tempo indeterminado, está previsto o dia de paralisação nacional, no próximo dia 10/8. Também faz parte do calendário de lutas, a Marcha Nacional Lula Livre, a ser realizada entre os dias 10 e 15 de agosto em direção à Brasília.

“Essas ações apontarão a bandeira da liberdade do companheiro Lula, pelo direito dos trabalhadores que os golpistas vêm usurpando vergonhosamente e pressionando o STF para que ele respeite a Constituição, no sentido de garantir o direito do povo brasileiro de votar em Lula, pois se impedirem o Lula de ser candidato estão excluindo uma parcela da população de participar das eleições”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro