Atingidos trancam BR que dá acesso a Belo Monte

Centenas de atingidos por Belo Monte estão bloqueando a BR 230 (Transamazônica) na altura do Km 27, em Altamira (PA), local que dá acesso à hidrelétrica. Os manifestantes, organizados pelo […]

Centenas de atingidos por Belo Monte estão bloqueando a BR 230 (Transamazônica) na altura do Km 27, em Altamira (PA), local que dá acesso à hidrelétrica. Os manifestantes, organizados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), são moradores da área alagadiça do bairro Independente 1 e exigem que a Norte Energia faça o remanejamento das famílias.

A manifestação segue pacífica.

As famílias da chamada “lagoa” do Independente 1 foram reconhecidas como atingidas por Belo Monte pelo Ibama em março deste ano, após mais de três anos de luta. A Norte Energia tentou condicionar o remanejamento das famílias ao aceite pela prefeitura de Altamira de uma série de obras feitas pela empresa como condicionantes na cidade. A prefeitura não aceitou a entrega das obras, pois considerou que não estão completas.

Diante desse impasse, as famílias decidiram ocupar a área externa do escritório do Ibama em Altamira, onde estão desde o dia 9 de julho. Algumas famílias chegaram a levar seus pertences ao local, pois suas casas já desabaram na área de risco. O Ibama entrou com um pedido de reintegração de posse.