Atingidos trancam BR que dá acesso a Belo Monte

Centenas de atingidos por Belo Monte estão bloqueando a BR 230 (Transamazônica) na altura do Km 27, em Altamira (PA), local que dá acesso à hidrelétrica. Os manifestantes, organizados pelo […]

Centenas de atingidos por Belo Monte estão bloqueando a BR 230 (Transamazônica) na altura do Km 27, em Altamira (PA), local que dá acesso à hidrelétrica. Os manifestantes, organizados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), são moradores da área alagadiça do bairro Independente 1 e exigem que a Norte Energia faça o remanejamento das famílias.

A manifestação segue pacífica.

As famílias da chamada “lagoa” do Independente 1 foram reconhecidas como atingidas por Belo Monte pelo Ibama em março deste ano, após mais de três anos de luta. A Norte Energia tentou condicionar o remanejamento das famílias ao aceite pela prefeitura de Altamira de uma série de obras feitas pela empresa como condicionantes na cidade. A prefeitura não aceitou a entrega das obras, pois considerou que não estão completas.

Diante desse impasse, as famílias decidiram ocupar a área externa do escritório do Ibama em Altamira, onde estão desde o dia 9 de julho. Algumas famílias chegaram a levar seus pertences ao local, pois suas casas já desabaram na área de risco. O Ibama entrou com um pedido de reintegração de posse.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro